Monday, July 16, 2018

Porto de Lisboa em fotografias


Porto de Lisboa em imagens originais LMC, uma temática que venho percorrendo desde que comecei a fotografar, em 1970. 
A relação dos navios e do Porto com a cidade de Lisboa, outro tema que me é caro e que muitas vezes me causa desconforto por não gostar de muito do que vejo e sinto, nomeadamente quanto aos termos como a Cidade e os poderes municipais têm cercado o Porto e a sua maritimidade decadente e incompreendida. 
Em praticamente 50 anos de fotografia, as mudanças são tremendas, e nem há que pensar se na globalidade a paisagem marítima de Lisboa, o nosso Waterfront, está melhor ou pior, tudo mudou e muda cada vez mais depressa. A nostalgia só turva as análises, os temas são vastos e dão dissertações académicas ou de cariz mais popular, de preferência, pois há que cultivar nos habitantes de Lisboa o amor pelo Tejo povoado de navios e operações portuárias.
O Porto e a Cidade de Lisboa mudam sempre. Tudo era diferente quando Osberno por aqui andou. As diferenças vão continuar a acontecer.
Esta fotografia, registada a 14 de Julho de 2018, apresenta um ângulo de mudanças, a partir da Rocha do Conde de Óbidos, casualmente sob o signo da proibição de fumar. Um No Smoking politicamente correcto, mesmo tratando-se de um navio sem a pressão das cargas perigosas.
Uma fotografia com três torres brancas e um falso castelo centenário com cerca de 78 anos. A torre central é um navio e tem a sua presença limitada aos dias em que ainda estiver atracado ao cais de aprestamento do estaleiro da Rocha. O fundo branco é o efeito das torres da empresa chinesa de energia EDP. Entre as torres e o céu, o castelo de São Jorge, na sua configuração de 1940 apadrinhada por António Ferro, compõe a paisagem. Mais uma fotografia do Porto para a Cidade que aqui partilho com o gosto que estas questões me proporcionam sempre.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: