Tuesday, August 28, 2018

A companhia francesa CHARGEURS RÉUNIS


Fascinam-me estes cartazes antigos das grandes companhias de navegação, quase todas desaparecidas na vertigem das últimas décadas. Neste caso uma edição da famosa empresa de navegação francesa Compagnie des Chargeurs Réunis, que foi constituída em 1872 e com os anos se tornou uma das mais importantes companhias marítimas europeias e acabou em 2005 por integrar a actual CGM - CMA, de Marselha, a terceira maior companhia de porta-contentores do mundo, depois da Maesk e da MSC.
Lembro-me de ver os paquetes da Cie. des Chargéurs Réunis nos primeiros anos da década de 1960, quando faziam escala no Funchal no decurso de viagens regulares à África Ocidental. Em Lisboa só me recordo de ver cargueiros desta empresa, que ainda cheguei a fotografar, mas ao longo de muitos anos a companhia manteve linhas de passageiros e carga para a América do Sul, em conjunto com a sua associada Cie Sud Atlantique, serviço que passou a ser efectuado pela Cie des Messageries Maritimes na década de 1960 e se manteve até 1972, com o paquete PASTEUR de 1966.

Mais imagens da Cie des Chargeurs Réunis aqui e aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment