Monday, November 05, 2018

Arte e navegação

A navegação internacional de propulsão mecânica é desde há cerca de duzentos anos um factor de desenvolvimento cultural e económico. O navio a vapor foi uma das grandes invenções do século XIX na Europa. Os navios deram lugar a grandes empresas de navegação nacionais que mostravam as bandeiras respectivas em todos os mares, à medida do prestígio e influência das diversas nações. Uma das grandes companhias de navegação europeias foi a Hamburg Sud, de Hamburgo, que recentemente perdeu a sua independência de quase 150 anos ao passar a integrar a órbita tentacular do gigante dinamarquês Maersk. Nada que a Hamburg-Sud não tenha feito nas últimas décadas, ao comprar e absorver inúmeras outras companhias de navegação, nomeadamente a sua grande rival de outras épocas, a Royal Mail Lines, com a compra do grupo Furness. 
De entre as actividades mais destacadas da Hamburg Sud, de referir o transporte de passageiros em serviços regulares Europa - América do Sul, que conheceram o apogeu na década de 1930 e foram interrompidos em 1939 pela aventura tresloucada do antigo cabo austríaco Adolfo H. Foi o fim de paquetes lindíssimos, de chaminés vermelhas e brancas, cujo imaginário ressoa ainda nos cartazes publicitários da companhia, que são verdadeiras obras de arte. Toda a navegação é uma arte, incluindo as formas publicitárias de outros tempos, como o cartaz que aqui se reproduz, com o navio almirante da companhia, de 1927 a 1945, o famoso paquete a turbinas CAP ARCONA, presença frequente em Lisboa, onde esteve pela última vez em Agosto de 1939.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: