Monday, November 05, 2018

Paquete FUNCHAL há 57 anos


Pelas 11 horas de 4 de Novembro de 1961 o novo paquete a turbinas FUNCHAL largou de Lisboa, embandeirado em arco, na sua viagem inaugural à Madeira e aos Açores. A 5 de Novembro entrou no Funchal pela primeira vez e atracou ao novo molhe da Pontinha e ao amanhecer de 7 de Novembro desse ano de 1961, entrou em Ponta Delgada, fazendo a sua estreia em águas dos Açores, momento registado na fotografia inédita que hoje publicamos.

Passados 57 anos, o FUNCHAL arrasta a sua existência de forma penosa, imobilizado no cais da Matinha desde 2015 e aguarda venda, possivelmente para sucata, apesar de ter sido renovado em 2013. 
Ninguém parece interessar-se pelo FUNCHAL, último dos magníficos paquetes portugueses, frota que em 1966, no seu apogeu, contava com 26 unidades. Tudo se desmaritimizou em Portugal entretanto. Ficou o FUNCHAL, graças a um armador grego que como que encantado por este navio emblemático, se mudou para Portugal e lhe deu vida e sucesso até 2010. Depois foi o fiasco da Portuscale Cruises e a incapacidade de operar o FUNCHAL ou de lhe devolver a dignidade merecida.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment