Wednesday, June 12, 2019

ORIANA em Lisboa pela última vez


O navio de cruzeiros ORIANA despede-se de Lisboa hoje, 12 de Junho de 2019, porto que visita pela 125.ª vez desde que aqui veio no cruzeiro inaugural, a 20 de Abril de 1995. 

Em Abril de 1995 o ORIANA era o orgulho da P&O Cruises, um dos maiores navios de passageiros do mundo de então e grande afirmação do estaleiro alemão Meyer, de Papenburg. A chaminé amarela tradicional da P&O (Buff, para ser mais preciso) era apresentada orgulhosamente como tendo sido inspirada na do CANBERRA de 1961, então ainda em serviço na frota da P&O. 
Tudo mudou nestes 24 anos: a P&O deixou de ser um dos grandes armadores mundiais para se tornar numa marca do grupo Carnival, o navio perdeu as suas cores aristocráticas para se vulgarizar numa imagem sem graça nem fineza, sob bandeira das Bermudas, os navios de cruzeiros cresceram de forma inacreditável fazendo do ORIANA um navio pequeno e limitado em termos de aposta lucrativa, e por último a China despertou e tornou-se imperial e global. O ORIANA foi comprado por chineses (registered owners Oriental Fleet Cruise 01 Ltd. desde Junho de 2018) e depois de terminar o actual programa com as cores da P&O a 9 de Agosto próximo, deverá passar a chamar-se PIANOLAND e operar para o mercado chinês. Merecia melhor sorte o belo ORIANA. 
Fotografias tiradas ao amanhecer, à chegada ao Tejo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: