Saturday, June 29, 2019

Dois LÚRIOS


Hoje distraí-me a apreciar umas fotografias LMC originais de um dos navios de cruzeiros mais interessantes que em 50 anos tive oportunidade de fotografar no Tejo: o paquete ORIENT EXPRESS ex-PHAROS de 1955, que passou em Lisboa uma única vez em 1988 e esteve atracado na Rocha. O navio era muito parecido com os nossos gémeos LÚRIO e ZAMBÉZIA da CNN e, por preguiça, para não levantar o traseiro da cadeira e consultar um Lloyd´s, fui pesquisar no Miramar para ver se eram do mesmo estaleiro. 
Não são, os nossos são de Ardrossan e o PHAROS foi construído pelo estaleiro Caledon. Tudo escocês e tudo desaparecido bem como os navios de que falamos.


Fotografias do LÚRIO de 1950 na sua versão original e como FAIAL da Empresa Insulana (1968-1973).
Isto tudo para me interrogar por que raio a Empresa Insulana se deu ao trabalho de mudar o nome do GORGULHO de 1949 para LÚRIO, razão pela qual aparecem três LÚRIOS na pesquisa. Foi uma mudança para libertar o nome GORGULHO para um navio de carga adquirido em 1972 à DFDS. A minha curiosidade reside na falta de ligação deste nome às insulanidades da Insulana, era um nome africano. O nome do navio comprado em 1968 à Nacional que depois foi o FAIAL. Acho que foi o mesmo problema que me fez evitar da cadeira. Preguiça. Foi o primeiro nome disponível que lhes veio à cabeça. E o LÚRIO ex-GORGULHO foi um LÚRIO de pouca duração. Foi vendido pouco depois para gregos. E passou a chamar-se MADALENA, o nome do seu irmão gémeo. Mas isso já é outra história.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: