Thursday, June 06, 2019

VASCO DA GAMA ex-STATENDAM em Lisboa


Na manhã de 3 de Junho de 2019 visitou Lisboa pela primeira vez com o nome actual o navio de cruzeiros VASCO DA GAMA da companhia CMV - Cruise & Maritime Voyages, que está a completar o cruzeiro inaugural, iniciado em Singapura em Abril e se destinava a Londres (Tilbury) e Amesterdão.

Trata-se do antigo STATENDAM de 1993, construído em Itália para a companhia Holland America, que serviu até ser transferido em 2015 para a P&O Austrália com o nome PACIFIC EDEN.
Com 55,877 GT e capacidade para cerca de 1200 passageiros, o VASCO DA GAMA é o maior dos seis navios de cruzeiros operados actualmente pela companhia grega Global Cruise Lines, de Atenas, que detém a propriedade do operador britânico Cruise Maritime Voyages. A entrega ocorreu em Singapura a 5 de Abril e após docagem, o navio largou a 24 de Abril para a Europa. 
O VASCO DA GAMA vem tomar do lugar do ASTOR na operação da Transocean no mercado alemão, fazendo cruzeiros de Bremerhaven e Kiel de Abril a Outubro, quando se deixa a Europa em viagem posicional para a Austrália, operação que tem ocupado o ASTOR nos últimos anos, ficando este navio agora todo o ano ao serviço do mercado alemão.
O VASCO DA GAMA volta a Lisboa a 13 de Outubro, a caminho da Austrália.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: