Wednesday, July 03, 2019

COLONIAL formada há 97 anos


A antiga Companhia Colonial de Navegação (CCN) foi constituída no Lobito há exactamente 97 anos, a 3 de Julho de 1922. Iniciativa de diversas firmas coloniais que se debatiam com falta de transporte marítimo para poderem escoar os seus produtos, numa época em que as carreiras para África estavam entregues à Companhia Nacional de Navegação (CNN) em regime de monopólio. A Nacional passava por um período de crise grave e neste contexto Bernardino Corrêa, António Costa e Eduardo Guedes criaram a CCN, companhia que viria a tornar-se uma das mais importantes do País durante o século XX.
Para além das carreiras regulares para a África Ocidental e Oriental portuguesa, com navios de passageiros e de carga, a Colonial destacou-se também nos mercados internacionais com carreiras regulares para a América do Sul, América Central e Norte da Europa, cruzeiros turísticos e fretamentos militares. 
Ao longo de mais de 51 anos de actividade a Companhia Colonial operou uma frota de 116 unidades, com destaque para 70 navios e rebocadores e 46 unidades auxiliares, A actividade da CCN revelou-se de grande importância durante a Segunda Guerra Mundial, no abastecimento de bens essenciais ao País e no transporte de refugiados europeus para as Américas.
Tendo comemorado 50 anos de existência em Julho de 1972 com uma sessão solene a bordo do paquete INFANTE DOM HENRIQUE, a 4 de Fevereiro de 1974 terminava a existência da CCN, pois nessa data deu-se a fusão com a Empresa Insulana de Navegação (EIN) de que resultou a constituição, na mesma data, da CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos.
Mais artigos e fotografias sobre a CCN publicadas no Blogue dos Navios e do Mar por Luís Miguel Correia podem ser consultadas aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: