Friday, August 16, 2019

Cruzada contra os cruzeiros no Porto de Lisboa


Título de notícia anti-cruzeiros em Lisboa

O Mundo debate-se com inúmeros problemas e a questão ambiental não é seguramente o menor, mas no meio disto tudo ressaltam a ignorância e a demagogia dinamizadas por alminhas cheias de boas intenções tão nefastas como o puritanismo fundamentalista que tem vindo a mover uma campanha internacional contra os navios de cruzeiros, e que se tem servido de Lisboa para os seus propósitos. Assim têm sido divulgados aqui e ali notícias e artigos relacionados com «estudos» de que ninguém conhece ou reconhece critérios aceitáveis, e cuja leitura denota erros de abordagem básicos. Os navios de cruzeiros são apenas uma parte do movimento marítimo que caracteriza o Porto de Lisboa e a Cidade deve a sua existência ao porto desde sempre embora agora se desvalorize a importância das actividades portuárias e se ignore as suas potencialidades.
Não queremos ver alimentar em Lisboa os disparates que tanto estão a prejudicar Veneza. Os cerca de 320 cruzeiros que este ano incluem Lisboa nos seus itinerários, trazendo ao Tejo cerca de meio milhão de turistas são muito bem vindos. Queremos mais, precisamos de desenvolver mais os cruzeiros em Lisboa, nomeadamente na vertente dos embarques e desembarques. Não precisamos de campanhas de activistas nem de seitas contra os Navios, o Porto e as Navegações de Lisboa.
E já agora, para mim a cidade fica mais bonita e cosmopolita com os seus cais cheios de navios. Já Fernando Pessoa tinha essa sensibilidade tão poética na sua Ode Marítima. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: