Wednesday, May 20, 2020

Navio-motor SELANDIA de 1912


Navio de carga e passageiros dinamarquês SELANDIA, da companhia East Asiatic, de Copenhaga, construído nos estaleiros Burmeister & Wain e entregue em Fevereiro de 1912. 
É considerado o primeiro navio mercante de longo curso equipado com motores Diesel, embora já existissem alguns navios mais pequenos anteriores, mas que não atingiram a notoriedade do SELANDIA.

O SELANDIA tinha 6800 toneladas de porte bruto, 4964 toneladas de arqueação bruta e estava equipado com dois motores B&W de 4 cilindros e 1250 bhp. Com 2 hélices, navegava a 12 nós e tinha a particularidade de não ter chaminé, pois os gases dos motores eram expelidos para o exterior a partir de uma abertura no mastro. Fazia a carreira Copenhaga - Bangkok e além da carga geral, tinha acomodações de luxo para 20 passageiros. 
O novo sistema de propulsão diesel apresentava muitas vantagens, nomeadamente 40% de economia de combustível face aos navios de vapor a carvão, tinha tripulação mais reduzida, e tornou-se muito popular após a primeira guerra mundial.
O SELANDIA integrou a frota da East Asiatic Company até 1936, quando foi vendido a interesses escandinavos, passando a chamar-se NORSEMAN com registo do Panamá. Em 1940 foi comprado pela Finland Amerika Line, e mudou o nome para TORNATOR, com que se perdeu, por encalhe no Japão, a 26 de Janeiro de 1942, quando navegava da China para o Japão, com um carregamento de sal.
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