Tuesday, September 15, 2020

Folclore, medo, ignorância


Medo dos "navios malditos." Ignorância face à realidade. Os navios de cruzeiros proibidos nos portos portugueses desde Março. Agora até 30 de Setembro. 
O folclore de decisões ao mais alto nível por entidades de nível duvidoso. Decidido prolongar a interdição "do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais devido à pandemia". Escreve quem manda que “A experiência internacional demonstra o elevado risco decorrente do desembarque de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro.” 
Garanto que os milhares de passageiros neste momento a fazerem mais um cruzeiro de sonho no Mediterrâneo a bordo do paquete MSC GRANDIOSA estão muitas vezes mais seguros que os passageiros acabados de embarcar no cacilheiro que vai partir do Cais do Sodré para Cacilhas, ou os utentes do comboio neste momento a rodar entre Lisboa e Cascais. 
A Peste do covid-19 segue as linhas do politicamente correto face aos navios de cruzeiros, na sequência de campanhas contra os navios por razões de protecção da natureza e outras lides dos breviários ecologistas. A natureza é para acarinhar, os cuidados contra a peste são para ter em conta, mas os navios não são os maus da fita. Se calhar, serão vítimas de todas as ignorâncias em que se baseiam as decisões que nos condicionam os dias. 
Os navios de cruzeiros estão a regressar às viagens de recreio, como prova de coragem de companhias que querem recomeçar para não se deixarem morrer. A grande coragem da MSC ao voltar ao Mediterrâneo, numa nova operação em que todos os cuidados excedem os riscos não pode ser ignorada. Um investimento enorme na reafirmação do regresso dos cruzeiros. Outras companhias estão a seguir o exemplo da MSC. Muitos portos encerrados, mas já há os suficientes para um belo cruzeiro pelo Mediterrâneo. Quem me dera estar a navegar neste momento.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: