O navio oceanográfico MAR PORTUGAL, adquirido há mais de 5 anos, no final do segundo Governo Passos Coelho, e que entretanto foi reconvertido para navio de investigação das pescas em Peniche, vai fazer finalmente a primeira campanha de investigação, mas com novo nome, atribuído recentemente por decisão política.
O MAR PORTUGAL chama-se agora MÁRIO RUIVO, em homenagem ao cientista e político anti-fascista do século XX, que faleceu em 2017.
Mudar por mudar o nome de um navio não deixa imagem séria de quem terá tomado a decisão, mas volta e meia em Portugal opta-se por estas iniciativas, mudando nomes de pontes, aeroportos, navios, etc., à modo do terceiro mundo. Vem-me à memória, quando da mudança de regime em Outubro de 1910, as mudanças de nomes de navios pelos republicanos, como aconteceu ao maior navio da nossa Armada de então, o cruzador D. CARLOS, que se passou a chamar ALMIRANTE REIS e mais pareceu um segundo assassinato do infeliz rei.
O n/m MÁRIO RUIVO tinha prevista a saída de Lisboa para o primeiro cruzeiro de investigação das pescas a 18 de Novembro, mas alguns tripulantes foram infetados com vírus, e o navio permanece atracado ao cais da Rocha, onde o fotografámos ontem, 25 de Novembro.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment