Friday, June 03, 2022

Alfama de cais vazio


























Alfama vista a partir do Tejo, esse namorado fiel da primeira colina de Lisboa. Imagem registada a 2 de Junho de 2022, um tempo em que a Cidade, a par da Desmaritimização, se tem vindo a refazer como quadro turístico. 
A colina está linda e com todas as cores ganhas nas duas últimas décadas, em que se tem quebrado o cinzentismo passado. 
Pena o cais não ter navios. Tão despido e tão pouco porto. 
Este cais é o exterior da antiga Doca da Alfândega, mais recentemente conhecido como Doca da Marinha, entretanto municipalizada e convertida para base de embarcações tradicionais e turísticas. 
O projeto desta transformação contemplava a reparação do CREOULA, parcialmente financiada pela CML, numa ação retribuída com a atracação do navio no cais exterior montante da Doca, sempre que tal fosse possível. 
Parece que se ficou pelas boas intenções, coisa normal quando faltam as convicções marítimas, numa época em que esfumam as manifestações de cultura marítima. 
Cultura marítima de "marinha", mais do que de mar, que aqui só poderá ser o da Palha, porque o mar oceano fica para além da barra. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: