Friday, June 03, 2022

O Tejo, ALGÉS e MIGUEL TORGA



O que é que o Tejo tem a ver com Algés e Miguel Torga? Tudo e nada, depende, neste caso é apenas uma fotografia tirada durante uma travessia do Tejo, de Lisboa ao Barreiro, com o olho fotográfico de atenção a possibilidades de registo de imagens.
Uma imagem do ferry MIGUEL TORGA a cruzar-se com outro, o ALGÉS, por sinal o primeiro dos catamarans da Transtejo a integrar a frota da empresa. 
A partir da década de 1990, os transportes fluviais de passageiros foram modernizados com a introdução de barcos mais rápidos, supostamente mais confortáveis. A Transtejo chegou a ter 14, alguns já vendidos ou desativados, a Soflusa recebeu 9, um dos quais vendido entretanto, em maré de vacas magras. Muito depois vieram os gémeos LISBONENSE e ALMADENSE construídos em Aveiro, com caraterísticas diferentes, transportando passageiros e viaturas. 
A minha relação com os catamarans já foi mais indiferente, mas tenho muitas dúvidas acerca de determinados custos e benefícios. Quantos milhões já custaram os 5 a 10 minutos de viagem poupados na travessia do Barreiro, face à geração anterior, de barcos de passageiros convencionais, espaçosos e com aberturas ao exterior, caraterística tão agradável, que se perdeu, por opção das transportadoras, denotando falta de sensibilidade face ao sentido estético das travessias. Ou então, é precisamente para esconder a falta de estética das margens, a Sul, com as selvas de betão, plantadas depois de 1966, como é evidente pelo cenário da fotografia.
Imagem original de Luís Miguel Correia, de 1 de Junho de 2022.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: