Tuesday, March 25, 2025

Paquete FUNCHAL há sessenta anos
























Acabo de desencantar o FUNCHAL nestes fotogramas de um documentário do antigo Ministério das Obras Públicas dedicado à construção da Ponte Salazar (1962 a 1966): o FUNCHAL filmado a cores de cima da ponte em construção.  
Pela luz, dá para confirmar mais uma saída para o Funchal (e da Madeira para Tenerife ou os Açores), ao final da manhã; o navio largava do Tejo habitualmente pelas 11 horas, à quinta feira quando ia à Madeira e Canárias, à sexta, quando o itinerário contemplava a Madeira e os Açores, o que se verificava uma vez por mês. O paquete FUNCHAL era então novo, havia sido inaugurado em novembro de 1961 e era o orgulho da Empresa Insulana de Navegação, introduzido no ano noventa daquela que era a mais antiga empresa de navegação nacional e a primeira a comemorar o centenário (a bordo deste FUNCHAL, em dezembro de 1971). 
A tripulação do FUNCHAL era escolhida a dedo, a nata da Insulana. O navio era um deslumbre de simplicidade e beleza, tudo encantava a bordo. A configuração original manteve-se até 1973, quando, reconvertido para cruzeiros, sofreu as primeiras de muitas alterações a nível de interiores e exteriores. Deixou então a carreira regular das Ilhas, passando a fazer cruzeiros, atividade em que obteve grande sucesso e manteve o FUNCHAL ativo até 2015.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: