Os grandes navios de passageiros são "criaturas" extraordinárias sob os mais diversos pontos de vista, desde os tecnológicos aos puramente estéticos. No decorrer do século XX a evolução dos paquetes foi enorme, tendo, depois de 1960, perdido a primazia do transporte de passageiros face à aviação comercial, reinventando-se no desenvolvimento das atividades turísticas, com o crescimento dos cruzeiros.
Um dos grandes paquetes que tive oportunidade de observar em Lisboa foi o UNITED STATES, em 1968, quando visitou o Tejo uma única vez e atracou ao cais da Rocha. Nunca mais voltou, pois em novembro de 1969 foi retirado do serviço ativo, após apenas 17 anos de navegações como navio-almirante da marinha mercante dos Estados Unidos da América.
Os anos seguintes foram passados imobilizado e em fases crescentes de degradação física atracado nas últimas décadas a um cais de Filadélfia. Inúmeras tentativas de recuperação do navio falharam e agora o UNITED STATES vai ser afundado na costa da Florida como recife artificial, num exercício monumental de desperdício patrimonial depois de 56 longos anos de agonia e projetos por concretizar. O seu criador, William Francis Gibbs, considerado um dos mais destacados arquitetos navais do século XX, não deve parar de dar voltas no túmulo.
Ninguém parece querer saber de navios de passageiros para nada, muito menos conseguir a preservação de alguns. É difícil preservar com dignidade estes gigantes dos mares, contrariam a regra o QUEEN MARY de 1936, em Long Beach, e o ROTTERDAM de 1959 em Roterdão.
O UNITED STATES merecia melhor sorte.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia



No comments:
Post a Comment