Vivi alguns anos no Funchal na década de 1960, onde aprendi a apreciar os navios. O ponto alto da maritimidade funchalense já era, na altura, a reunião de navios de passageiros em cruzeiros de Ano Novo, tal como hoje. Lembro-me do antigo HANSEATIC fundeado frente à Barreirinha, do SANTA MARIA atracado à cabeça do molhe da Pontinha, do FUNCHAL, que também era sempre presença obrigatória. Entre 1977 e 2014 fui muitas vezes ao Funchal, propositadamente para fotografar os paquetes dos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro.
A tradição mantém-se, e hoje o porto do Funchal regista a presença de 12 paquetes, para satisfação local e gáudio de cerca de 20 mil passageiros. Os navios são cada vez de maiores dimensões, a crise dos cruzeiros decorrente da pandemia de 2020 eliminou quase todos os navios mais antigos e de menor tonelagem, mas a festa continua. Bom Ano de 2026 para todos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia



No comments:
Post a Comment