Era uma vez uma companhia de cruzeiros grega muito antiga, com uma frota numerosa, composta por imensos navios antigos, comprados a outros armadores e modernizados, como os Gregos tão bem sabem fazer. Falo da Epirotiki, a empresa da família Potamianos que em 1995 deu origem à Royal Olympic Cruises, a qual por sua vez acabou por falir em 2004.
Parte da frota foi para a sucata, mas alguns navios acabaram por encontrar utilização por novos proprietários. É o caso do antigo JASON, que este ano foi comprado por um armador indiano e se chama agora OCEAN ODYSSEY.
O navio tem um programa de cruzeiros extremamente interessante, com saídas de Mormugão... operado pela Indian Ocean Cruises. Trata-se de viagens de 14 noites pela costa de Malabar e ilhas Lakshadweep, com saidas aos sábados de Mormugão, de 21 de Outubro a 5 de Maio de 2007. O OCEAN ODYSSEY está registado no Panamá em nome da Derwent Ocean, Ltd. Foi construido em 1965 em Itália e fazia parte de um grupo de 3 gémeos pagos pelo Estado italiano ao abrigo das indemnizações devidas pela segunda guerra mundial. (Texto de Luís Miguel Correia. Fotos da Indian Ocean Cruises e da internet com autor não identificado)
1 comment:
Olá Miguel,
Claro que me lembro do SEA NYMPH, que andou um ano inteiro a vir regularmente a Lisboa....Vou tentar mais informações sobre o seu percurso histórico.O SEA NYMPH /1704 grt / 1952) (Teve este nome de 1985 a 1988) foi um de quatro navios de passageiros construidos em Itália em 1952 por conta das indemnizações de guerra da Itália à Grécia (mais tarde fizeram-sem em 1965 mais três navios um dos quais seria o JASON). Chamou-se KARAISKAKIS até 1972, depois foi o ALEXANDROS (1972-1985). Com este nome fez 25 escalas em Lisboa, de 9 de Abril a 25 de Setembro de 1987, quando andou a fazer um circuito regular de cruzeiros aqui na zona. Passava em lisboa vindo de Cádiz e seguia para Casablanca.Em 1988 passou a ser o SEA BRIDE e em 1989 o SHADWAN. Em 1990 foi comprado pela High Life Tours, de Alexandria, Egipto, passando a chamar-se LOVE BOAT até 1996. Nesse ano alterou o nome para STAR OFFSHORE (2157 grt), aparecendo no registo dos Lloyd's como pertença do mesmo armador egipcio.Em 2000 já não há referência dele no Lloyd's Register. Deve ter sido desmantelado em 1999.
Quanto aos MIKHAIL KALININ, de que se construiram 19 exemplares na RDA entre 1958 e 1964, resta muito pouco: O LITVA está virado e semi-afundado em Luanda, onde estava à espera de ser adaptado para hotel flutuante, e chamava-se GREEN COAST desde 2000. Os outros já desapareceram quase todos: O BASHKIRIYA ainda existe como OCEAN PRINCESS, mas muito dsefigurado na Grécia onde foi modernizado;o KHABAROVSK chama-se agora SOUNDS OF THE ORIENT. Os restantes já não existem.
O ISLAND PRINCESS está a navegar como navio de cruzeiros DISCOVERY, com bandeira das Bahamas e o seu irmão chama-se PACIFIC e está fretado pela Pullmantur a interesses brasileiros, operando todo o ano entre Salvador e Recife em cruzeiros a Fernando de Noronha.
Por agora é tudo, Mister Miguel...
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