Gostar de navios é visto por alguns como uma inutilidade romantica. Talvez uma maneira simpática de me chamarem idiota, por não aceitar o desprezo vigente em Portugal no que toca ao mar e aos navios. Tem-me custado a vida toda assistir a toda a série de decadências.Vendemos os navios que continuam, em muitos casos a navegar anos e anos em mãos estrangeiras.
Um caso flagrante desta situação é o navio-químico ALPINE GIRL, que ontem fotografei na barra do Tejo e em frente do Bom Sucesso, rumo ao Barreiro.
O ALPINE GIRL foi um dos navios vendidos ao desbarato em 1985-1986 pela Comissão Liquidatária da Companhia Nacional de Navegação. Passados 20 anos, continua a navegar e tem vindo inúmeras vezes a Portugal. Este navio tem ainda a particularidade de ter sido o último construído por encomenda da antiga Sociedade Geral, embora para a associada Suprema Naviera, do Panamá, cujas cores manteve até ser vendido em 1986: cores iguais às dos restantes navios da SG, com as letras SN na chaminé em vez de SG. O navio chamou-se inicialmente QUIMICO LISBOA e foi encomendado em 1973 ao estaleiro alemão Orenstein & Koppel, de Lubeck (construção 707). Na época o Grupo CUF fez importantes investimentos na diversificação e expansão das actividades marítimas, então centradas nas empresas SOCIEDADE GERAL, NACIONAL, Transfrio, Transnavi, Transfruta além de interesses na SOPONATA. Surgiu a oportunidade de integrar uma pool alemã de navios químicos, e construram-se dois excelentes navios na Alemanha: os QUÍMICOS LISBOA e LEIXÕES, este entregue em 1977 à CNN. O facto de o negócio ter sido fechado antes do 25 de Abril, numa época em que o nome de Portugal era boicotado em países nórdicos devido à política ultramarina, levou à reactivação de uma empresa panamiana associada da SG, a Suprema Naviera S. A.
Comprado em 1986 por uma fracção do seu valor, o QUIMICO LISBOA passou a chamar-se DINTEL, nome alterado de imediato para ALPINE GIRL, que mantémdesde há 20 anos.
O seu gémeo QUÍMICO LEIXÕES foi vendido na mesma altura ao mesmo armador, chamando-se ALPINE LADY. Os navios pertencem a interesses alemães, a Delship Corporation e navegam com bandeira das Bahamas. O ALPINE GIRL entrou ao serviço em Março de 1975, tem 102 m de comprimento, 6.418 TDW, e provavelmente ontem ninguém reparou nas suas origens portuguesas. Já foi tudo esquecido, infelizmente.
Fotos e comentário de Luís Miguel Correia - 2006
2 comments:
Dear Paul and Michael
If you look at my blog, you 'll note some posts in English, and I'll try to do more in the near future.
And there are the photos...
Best wishes,
Luís Miguel Correia
Paul & Michael,
I also have a blog about cats and would like to post something about your cats experience on the QM2. Do you allow me the use of one or two pictures?
Have a look at the blog GATOPARDO
http://limamikecharlie.blogspot.com/
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