Sunday, November 26, 2006

CARGUEIROS EM LEIXÕES: MOON FOX

Em termos de interesse por navios, digamos que apresento gostos eclécticos, pois tanto aprecio o QUEEN MARY 2 como o mais obscuro dos cargueiros costeiros. Como este MOON FOX, fotografado em Leixões a 22 de Novembro último, em manobra de largada do porto.
Nunca tinha visto ou fotografado o MOON FOX, que me fez lembrar o EUROPEAN I, da Portline, mas gostei das linhas modernas em estilo anos setenta, da boa conservação do navio, bem pintado, com a bandeira içada na carangueija, como é suposto, mas raramente praticado em Portugal, onde mesmo os tripulantes dos poucos navios ainda sob bandeira portuguesa cada vez menos respeitam tradições e costumes. Uma pesquisa posterior acrescentou alguns dados a esta simpática raposa da lua.
Segundo dados do Lloyd's Register, o MOON FOX é um navio de carga geral de 3.658 GT, construído em 1976 no Reino Unido (Construção 110 do Appledore Shipbuilders, Ltd., entregue em Julho de 1976 com o nome SANDGATE ao armador britânico Turnbull Scot Shipping Co. Ltd., de Farnborough). Com 5.662 TDW., o SANDGATE estva equipado com 2 gruas de 10 T, entretanto retiradas. Com capacidade para 7.508 m3 de carga nos porões (granel), o navio tem 1 motor principal diesel Mirrlees, de 4500 hp, o que assegura 13,8 nós de velocidade. Um cargueiro igual a tantos outros, que já leva 30 anos de navegações sob diversos nomes: SANDGATE (1976-1982), ATLANTIC FISHER (1982-1988), ARKLOW BEACH (1988-1995), SUNRANA (1995-2005), antes de ser adquirido pelo actual armador, que comprou o navio a interesses noruegueses o ano passado. O MOON FOX está registado em Riga, na Letónia, como propriedade da Fox Shipping, Ltd.
Veio a Leixões com uma carga a granel no âmbito da cabotagem europeia, área em que os interesses marítimos portugueses - armadores, operadores, carregadores - teimam numa ausência sem sentido. Sem navios próprios, vamos usando os estrangeiros e agravando a balança de pagamentos com fretes ao exterior. Até quando?
Fotos e informação de Luís Miguel Correia - 2006

No comments: