Monday, December 25, 2006

MADEIRA, PASSADO E PRESENTE MARÍTIMO





Foi inaugurada no Teatro Municipal do Funchal em 14 de Dezembro a exposição MADEIRA, PASSADO E PRESENTE MARÍTIMO, promovida pelo CEN - Clube de Entusiastas de Navios com o alto patrocínio da Comissão para os 500 anos da Cidade do Funchal e coordenação do insigne fotógrafo Leonel Martinho de Nóbrega, vice presidente do clube (catálogo da exposição : http://www.funchal500anos.com ). A cerimónia de inauguração prestou-se a acontecimento social de primeira ordem, destacando-se entre os presentes o Senhor Dom Duarte Nuno de Bragança, o Presidente da Câmara Municipal do Funchal Miguel Albuquerque, o fotógrafo madeirense João Pestana e elementos da direcção do CEN. A exposição está patente ao público de 14 de Dezembro a 6 de Janeiro, no salão nobre do teatro municipal Baltazar Dias, no centro do Funchal.
Este evento insere-se na actividade continuada desenvolvida pelo CEN e pelos seus sócios mais destacados na divulgação da ligação marítima entre a cidade e o porto do Funchal, passado e presente marítimo, num importante contributo para a sensibilização da população residente e turística no que toca ao mar e aos navios.
A exposição apresenta um nível de qualidade elevado, sendo pena que não possa servir de núcleo museológico permanente, pois o Funchal merecia dispor de um museu maritimo.
Tivemos oportunidade de visitar a exposição que apreciámos. Vale a pena lá ir. Se reside no Continente, nos Açores ou no estrangeiro e é um apaixonado pelas coisas do mar, aqui está um excelente pretexto para uma próxima visita à ilha da Madeira...
The MADEIRA SHIP CLUB has organized a very interesting exhibition about the maritime traditions and history of Madeira island and their ships. It is a must for all interested in ships and maritime history. The exhibition opened on 14th December and runs until 6th January at the Funchal Theatre Baltazar Dias. If you have never been in Madeira, now there is an extra reason for you to pay a visit to one of the more exotic, friendly and beautiful islands in the Eastern Atlantic. And there are penty of cruise ships to be seen at the port...
Luís Miguel Correia - 2006

No comments: