Monday, December 25, 2006

JARDIM DO TABACO

Aspectos da doca do Jardim do Tabaco, situada junto a Alfama, entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia, onde vai ser construído o futuro terminal de navios de cruzeiros, que se espera venha revitalizar a zona, actualmente e sem utilização portuária devido à degradação das muralhas e cais. A última intervenção de fundo neste local foi efectuada em 1998, tendo o Jardim do Tabaco servido para atracação dos paquetes ITALIA PRIMA, OCEAN EXPLORER I e PRINCESA VICTORIA, utilizados como hotéis flutuantes de apoio à EXPO 98.
Actualmente encontra-se afundado dentro da doca o rebocador ligeiro RIO CAIA, que pertenceu à firma Navegação Fluvial e Costeira (Júlio da Cruz), falida há alguns anos.



Este sector do Porto de Lisboa compreendendo o cais e doca do Jardim do Tabaco vai começar a sofrer alterações radicais em breve, com o arranque das obras de construção do novo terminal de cruzeiros de Lisboa. A obra é necessária, pecando apenas por não ter sido efectuada há já alguns anos, pois nos períodos de maior movimento de paquetes em Lisboa começam a sentir-se constrangimentos devido a incapacidade para atracar todos os navios. Este ano o MAXIM GORKY esteve fundeado na Trafaria numa das suas escalas no Tejo, e houve situações de outros navios terem de inverter o itinerário do cruzeiro para alterar a data da escala em Lisboa e assim ter atracação. Preocupante é também a perspectiva da actual administração da APL de desactivar os terminais de Alcântara e da Rocha, diminuindo efectivamente o número de navios com possibilidade de atracar em simultâneo. Há que encarar esta questão com pragmatismo, pois o mercado de cruzeiros é cada vez mais dinâmico e se não forem melhoradas substancialmente as condições de acolhimento dos navios de turísmo no Tejo, acabarão por beneficiar outros portos, por mais interessante que Lisboa seja.
LMC - 2006

7 comments:

Anonymous said...

Tal qual! disseram-me que os documentos do plano estratégico do porto de Lisboa estariam acessíveis na net mas não os descobri... faz alguma ideia disso? é que se eu lhes peço eles não mos dão... se for preciso até os escondem ;)

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Vou tentar saber durante a semana. O site da APL é muito mau, quer em funcionalidades quer em conteúdos, ou melhor, na falta deles...

LMC

Anonymous said...

Caro Luis Miguel:
Quando vi a fotografia pareceu-me que estava em Luanda.
A ilha está repleta de navios como este.
Uns encalhados, outros semi-encalhados e ainda outros naufragados.
Não tenho fotografias, porque no aeroporto éramos passados a "pente fino" e tudo nos era retirado.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

A ver navios,

Pelos vistos em Lisboa adoptou-se a moda da Ilha de Luanda, com diversos navios e embarcações encalhadas há anos, sem vislumbre de remoção por parte da autoridade portuária...

LMC

NCM said...

Todas as embarcações encalhadas e não removidas na área do Porto de Lisboa encontram-se envolvidas em processos judiciais que as impedem de ser retiradas dos locais onde se encontram por ordem dos juizes "responsáveis" assim pode-se concluir que não se trata de um sistema de gestão portuária africano mas sim de uma justiça portuguesa concerteza.

PauloMestre said...
This comment has been removed by the author.
PauloMestre said...

Segundo esta noticia da empresa que vai elaborar o plano, só lá para Março de 2007 é que teremos novidades: http://www.tiny.cc/Lisboa

Paulo Mestre