Monday, September 24, 2007

VENDA DE FRAGATAS AO URUGUAI

As duas últimas fragatas da classe COMANDANTE JOÃO BELO ainda no activo, vão ser vendidas à Marinha do Urugai. Trata-se dos NRPs COMANDANTE JOÃO BELO (F480) e COMANDANTE SACADURA CABRAL (F483), que foram construídos em França na década de 1960 e prestaram muitos e valiosos serviços ao longo de todos estes anos. No dia 20-09-2007, os navios foram visitados no Alfeite pelo Presidente da República do Uruguai, Tabaré Vasquez, que se encontrava em Portugal em visita oficial, acompanhado pelos ministros da Defesa português, Nuno Severiano Teixeira, e uruguaia, Azucena Berruti.
Os dois países assinaram, a 18 de Junho de 2007, uma carta de intenções para a venda das duas fragatas, e a ministra Azucena Berruti afirmou aos jornalistas, na base do Alfeite, esperar receber os dois navios no porto de Montevideu "no final do ano ou início do próximo".

As negociações, porém, ainda não terminaram, faltando acertar o preço e é por isso que a ministra da Defesa do Uruguai espera ainda "conversar muito" com o Governo português. Apesar das reservas oficiais, está há algum tempo na base do Alfeite, disseram à Lusa fontes militares, uma equipa de uruguaios, chefiados por um capitão-de-mar-e-guerra, para efectuar treinos nas fragatas.
No final do ano ou em inícios de 2008, será uma guarnição da Armada do Uruguai a fazer a viagem até Montevideu, acrescentaram as mesmas fontes.
O Uruguai dispõe de diversas fragatas desta classe adquiridas em segunda mão à França, país que na década de 1950 desenvolveu o projecto da classe COMMANDANT RIVIERE, que serviu de base à nossa classe JOÃO BELO. A ideia inicial era comprar navios ingleses, mas o bloqueio daquele país ao porto da Beira, na sequência da independência unilateral da Rodésia levou a que o reequipamento da Marinha fosse então feito com recurso a estaleiros franceses, onde comprámos as 4 fragatas JOÃO BELO e os 4 submarinos da classe ALBACORA.
Estes navios fizeram parte de um importante programa naval, que contou ainda com 3 fragatas da classe ALMIRANTE PEREIRA DA SILVA, contruídas em Portugal segundo planos americanos (classe DEALEY), 6+4 corvetas, construídas na Alemanha e Espanha, e 10 patrulhas CACINE, saídos do Arsenal do Alfeite e dos Estaleiros Navais do Mondego. Todos estes navios prestaram importantíssimos serviços a Portugal, e com excepção das fragatas PEREIRA DA SILVA, substituídas na década de noventa pelas fragatas da classe VASCO DA GAMA, ainda estão no activo navios de todas as classes referidas, devendo os navios agora vendidos ao Uruguai ser substituídos por duas fragatas de origem holandesa, e o último submarino - o BARRACUDA, ser substituído por duas unidades encomendadas na Alemanha. A substituição das corvetas está também em curso, com navios patrulhas oceanicos da classe VIANA DO CASTELO, o mesmo sucedendo com os CACINES, de que se encontam ainda 4 no activo e deverão ser substituídos por uma nova classe de patrulhas encomendados aos estaleiros de Viana do Castelo.
Fotos das fragatas COMANDANTE JOÃO BELO e COMANDANTE SACADURA CABRAL atracadas de braço dado no Arsenal do Alfeite a 30 de Agosto último. Bibliografia: notícia da Agência Lusa de 20-09-2007.

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8 comments:

Joao Quaresma said...

Acho simplesmente uma vergonha, uma indignidade venderem-se estes navios. Deviam ser oferecidos em conjunto com a venda de um ou dois NPO.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Olhe que não, olhe que não (parafraseando o Sr. A. Cunhal) João Quaresma, é bom para os navios que assim vão navegar mais uns anos sob os auspícios do Cruzeiro do Sul, e quantoaos NPOs, têm uns cascos lindos, e espero que rapidamente se ultrapassem as questões técnicas que têm atrasado o anadamento de todo o projecto. Tenho a certeza que vão ser belíssimos navios. Só peço a Deus que me dê a falicidade de um dias ver a navegar, pois a idade não perdoa e já passei dos 50 anos...

Joao Quaresma said...

Eu concordo que vão para a Marinha do Uruguai, e espero que prestem bons serviços por lá. Mas, sendo navios com 40 anos, com pouco valor comercial e que mais ninguém vai querer comprar (embora se tenha falado também no Paquistão), acho embaraçoso estar a pedir dinheiro por eles a um país que não nada dinheiro e que está ligado a nós pela História e também pelo sangue. Fazíamos melhor figura se as oferecêssemos. Até porque se fosse a Marinha de Angola ou a Moçambique a querê-las, adivinho que aí sim seriam oferecidas e ainda lhes trocavam os motores, para não sermos acusados de racismo.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Neste mundo cruel ninguém dá nada a ninguém. Os navios têm um valor militar muito reduzido e penso que um dos aspectos que torna estas fragatas de algum interesse para o Urugai é a possibilidade de canibalização dos diversos navios da classe que foram sendo adquiridos aos franceses... Vê-se que os Uruguaios são gente poupadinha. E quanto a tesura, não devem ser muito diferente de nós...

Anonymous said...

O valor a receber corresponde apenas a um dos navios, o outro é oferecido.

Anonymous said...

Muitas boas fotos, caro Sr. Luis Miguel Correia!

E ao contrário da opinião do sr. João Quaresma, ao menos indo para o Uruguai tenho a certeza que ainda as veremos a navegar mais uns anitos.

Se fosse para "oferecer" aos PALOP, mais valia logo desmantelá-las em Alhos Vedros pois nenhum PALOP tem capacidade de as usar.

Que ainda naveguem por algum tempo é oque desejo .

Vão deixar Saudades!

Rafael Silva said...

Julgo que a parte electrónica de guerra anti-submarina é da linha que as Vasco da Gama, pelo menos os sonares julgo que o são assim como outros meios electronicos. São navios velhos mas com alguma tecnologia nova

Anonymous said...

são melhores que a única de que o uruguai dispõe, isso é certo, mais modernizadas e mais estimadas ;-)