Thursday, January 24, 2008

GIL EANNES NA DOCA DE ALCÂNTARA

Imagem do antigo navio-apoio à frota bacalhoeira portuguesa GIL EANNES (II) atracado à doca de Alcântara, em Lisboa na fase em que pertenceu ao armador ALTUREM, que chegou a desenvolver planos para o transformar em navio de cruzeiros.
O GIL EANNES acabou vendido ao sucateiro Baptista de Alhos Vedros e foi salvo in extremis do desmantelamento por interesses ligados a Viana do Castelo, porto em que se encontra actualmente parcialmente recuperado como museu.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

5 comments:

CAP CRÉUS said...

Ainda me lembro quando estava a cair de podre na rocha conde de óbidos.
Neste momento, também está a servir da pousada da juventude, não é?

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sim, uma parte dos alojamentos estão ao serviço das pousadas da Juventude.
O GIL EANNES esteve muitos anos imobilizado em Lisboa mas não se pode dizer que estivesse a cair de podre. Foi mesmo esse facto que o salvou da demolição. Na construção do navio foram utilizados materiais de tão boa qualidade que ao fim de mais de 10 anos parado em Lisboa o desgaste era superficial...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Olá.

Em finais de 1973 ainda fui de 2º Piloto ao Brasil no Gil Eannes, transformado "politicamente" em navio-exposição.
Mensagem enviada por e-mail:

Esta faceta do navio pouca gente a conhece e dava pano para mangas. Muitas histórias haveria por contar... Políticas, fiscais e outras mais.(até rima).

Abraço

Luis Gaia Braz

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Luís Bráz,

Lembro-me de ver o GIL EANNES com uma pintuira especial em 1973 quando foi ao Brasil. Tem alguma foto dessa época?
Apareça sempre...

LMC

Ricardo Matias said...

Todos os anos vou ver o Gil Eannes a Viana, é visível que há partes do navio qoe precisam de manutenção e mais dia menos dia, vão ser precisos muitos euros para tratar do assunto.

RGM