Paquete SEAWIND CROWN em Barcelona - Setembro de 2003.
Antigo navio-almirante da frota de comércio portuguesa, com o nome INFANTE DOM HENRIQUE, serviu as companhias Colonial e CTM de Setembro de 1961 a Janeiro de 1976, seguindo-se um período de verdadeiro desterro em Sines de 1977 a 1986, pertença do Gabinete da Área de Sines, como navio-alojamento e hotel.
Resgatado pelo armador Sr. George Potamianos, foi reconstruído em Lisboa e na Grécia, regressando ao serviço em Novembro de 1988 com o nome VASCO DA GAMA. Depois de numerosos cruzeiros que incluiram uma volta ao mundo e centenas de viagens nas Caraíbas, o navio foi vendido à companhia Cruise Holdings, das Bermudas, em 1995, passando a chamar-se SEAWIND CROWN.
Em Abril de 2000 o SEAWIND CROWN iniciou em Barcelona os cruzeiros da Pullmantur, que obtiveram enorme êxito e foram interrompidos inesperadamente em Setembro desse ano na sequência da falência da empresa armadora Premier Cruises.
Seguiu-se um longo período de imobilização arrestado em Barcelona que acabou em 2003 com a venda do navio a interesses indianos e a largada a 28-12-2003 para a China, com o nome BARCELONA e bandeira da Geórgia. O nosso antigo INFANTE foi desmantelado em Março - Maio de 2004 na Republica Popular da China. A bordo permanecia um número significativo de obras de arte contemporânea portuguesa encomendadas propositadamente pela CCN quando da construção do navio na Bélgica em 1959-1961.
Perdeu-se tudo, ficando apenas a memória de um grande navio que os portugueses não souberam aproveitar condignamente.
Antigo navio-almirante da frota de comércio portuguesa, com o nome INFANTE DOM HENRIQUE, serviu as companhias Colonial e CTM de Setembro de 1961 a Janeiro de 1976, seguindo-se um período de verdadeiro desterro em Sines de 1977 a 1986, pertença do Gabinete da Área de Sines, como navio-alojamento e hotel.
Resgatado pelo armador Sr. George Potamianos, foi reconstruído em Lisboa e na Grécia, regressando ao serviço em Novembro de 1988 com o nome VASCO DA GAMA. Depois de numerosos cruzeiros que incluiram uma volta ao mundo e centenas de viagens nas Caraíbas, o navio foi vendido à companhia Cruise Holdings, das Bermudas, em 1995, passando a chamar-se SEAWIND CROWN.
Em Abril de 2000 o SEAWIND CROWN iniciou em Barcelona os cruzeiros da Pullmantur, que obtiveram enorme êxito e foram interrompidos inesperadamente em Setembro desse ano na sequência da falência da empresa armadora Premier Cruises.
Seguiu-se um longo período de imobilização arrestado em Barcelona que acabou em 2003 com a venda do navio a interesses indianos e a largada a 28-12-2003 para a China, com o nome BARCELONA e bandeira da Geórgia. O nosso antigo INFANTE foi desmantelado em Março - Maio de 2004 na Republica Popular da China. A bordo permanecia um número significativo de obras de arte contemporânea portuguesa encomendadas propositadamente pela CCN quando da construção do navio na Bélgica em 1959-1961.
Perdeu-se tudo, ficando apenas a memória de um grande navio que os portugueses não souberam aproveitar condignamente.
Two of my final photos of the former INFANTE DOM HENRIQUE taken in September 2003 at Barcelona. Those photos were taken from the bridge wing of the PRINCESS DANAE on a summer cruise from Lisbon full of Portuguese passengers, some of whom had sailed before on the INFANTE. As we passed the SEAWIND CROWN I did a small lecture broadcasted through the speakers of the PRINCESS DANAE and the captain sounded the whistle with three long blasts, but nobody replyed from the SEAWIND. The old INFANTE was near dead already...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
9 comments:
NEM AS OBRAS DE ARTE ESCAPARAM!!!!
Pena que não se tivesse feito um abaixo assinado e uma petição ao Presidente da República!!!
LMC
Convém esclarecer que as tais "obras de arte" ficaram praticamente todas em Barcelona. Nomeadamente o busto do Vasco da Gama, que tinha substituido o do Infante, desapareceu, numa noite de nevoeiro. Que desgraça, não só não apareceu o D.Sebastião como ainda desapareceu o Vasco...e olhe que a estátua era pesada...
Um abraço
O Presidente teria que perguntar ao primeiro ministro,e este diria que nao ah dinheiro para estas coisas... o que eh pena porque temos museus!!!
Cte. Albuquerque,
Dias antes de o BARCELONA ex-SEAWIND CROWN largar do porto de Barcelona a 28 de Dezembro de 2003 um amigo meu esteve a bordo a fotografar os interiores e a estátua do Vasco da Gama estava no sítio. Tenho muito interesse em saber mais pormenores deste assunto.
Posso dizer-lhe que o sino do navio e a placa do estaleiro se encontram em Los Angeles, "cedidas" por um tripulante que foi compensado pela sua generosidade em USD...
O REMBRANDT, que esteve imobilizado em Gibraltar quando foi comprado pelos holandeses, também foi aliviado misteriosamente de algumas
peças decorativas de grande valor artistico...
Na realidade, a minha idéia de que a estátua está em Barcelona nasceu porque um dos últimos pilotos a fazer a manobra de um para o outro lado do porto e que conhecia mais ou menos o navio me disse que não tinha visto a estátua. Mas pode não querer dizer nada.
Quando voltar a Barcelona vou perguntar por lá.
Um abraço.
Trabalhei anos neste navio maravilhoso !!! Sinto muito falta da alegria, da felicidade e da energia que a tripulação e os passageiros emitiram enquanto estavam abordo - seja para trabalhar ou para passar férias...
Um grande abraço para todos !!!
Richard van Esch
richardvaun@msn.com
Trabalhei anos neste navio maravilhoso !!! Sinto muito falta da alegria, da felicidade e da energia que a tripulação e os passageiros emitiram enquanto estavam abordo - seja para trabalhar ou para passar férias...
Um grande abraço para todos !!!
Richard van Esch
richardvaun@msn.com
Trabalhei anos neste navio maravilhoso !!! Sinto muito falta da alegria, da felicidade e da energia que a tripulação e os passageiros emitiram enquanto estavam abordo - seja para trabalhar ou para passar férias...
Um grande abraço para todos !!!
Richard van Esch
richardvaun@msn.com
Fiquei triste ao ler como terminou a saga deste guerreiro depois de tantos anos de serviço, saqueado e desmanchado. Passei minha lua de mel no SEAWINDCRAW em 1997 (Aruba, Curacau, Trinidad Tobago, Martinica e Barbados).
Post a Comment