Wednesday, May 28, 2008

Ponta Delgada 18-08-1957


Porto de Ponta Delgada numa imagem datada de 18 de Agosto de 1957 em que aparece o paquete francês JEAN MERMOZ atracado na extremidade do Molhe Salazar, durante um cruzeiro de Verão aos Açores e ao mesmo tempo o navio de passageiros ARNEL, da Empresa Insulana de Navegação, perdido por encalhe em Santa Maria em Setembro de 1958.

Vê-se ainda o paquete LIMA, que serviu a carreira dos Açores com regularidade de 1923 a 1968. Pela proa do JEAN MERMOZ, vê-se ainda o pequeno cargueiro GIRÃO ex-GORGULHO.
The port of Ponta Delgada, St. Michael's Island on 18 August 1957 showing the passenger ships JEAN MERMOZ, LIMA and ARNEL making a busy day at the Salazar Pier...

Texto e imagens /Texto and images copyright L.M.Correia collection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to seethem enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

7 comments:

Ana Maria Lopes said...

Obrigada. Já li os vossos comentários e já aqui encontrei o link Marintimidades.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Tenho o maior gosto em contribuir para ajudar a divulgar o que possa enriquecer a nossa cultura de mar

joão coelho said...

Dia de "S.Navio" em P. Delgada...o velho "Lima" julgo que chegando, a meia-tarde, como era hábito...digo-o pela quantidade de "carros de aluguer" (têm o A na porta, ainda não se dizia táxi nos Açores, todos com AR na matricula, obrigatório no Arquipélago, à época) à espera de clientes. A doca, ainda com a zona a partir do "cotovelo" (chamavamos-lhe a "quebrada" ) na configuração antiga, com cinco T's para atracagem, o "Girão" lá na ponta (pequeno cargueiro, depois transformado em navio-tanque, para abastecimento inter-ilhas, que, numa viagem de Inverno tempestuoso levou 12 dias de Lisboa a S.Miguel..já só tinham bolachas a bordo..) e o pequeno rebocador da Junta Autónoma do Porto de PD, cujo nome não recordo e que, durante anos, foi o único e fraco auxilio nas atracagens.. Em Setembro de 58, vi este reboquezinho sair, afanosamente, em companhia de outras embarcações tão "miúdas" como ele, em direcção a Sta.Maria, para salvar o "Arnel",em primeiro plano nesta magnifica foto, que encalhara naquela ilha, com a perda de mais de uma dezena de vidas..
Estes dias de "S.Navio" eram chamariz para muita gente principalmente no começo do Verão, quando os quase doutores que estudavam em Lisboa voltavam a S.Miguel para as férias estivais, trazendo à cidade, pelo menos durante dois meses, uma animação que a tirava da letargia tradicional..com o contraponto do vazio emocional que significava o seu regresso ao Continente, em fins de Agosto, começo de Setembro, nos mesmos paquetes da Insulana..Lá iam eles, de novo, lá ficavamos nós,outra vez entregues à rotina da nossa "mornaça" micaelense..

Saudações atlânticas

João Coelho

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Tenho que publicar mais destas fotografias só para depois ter o prazer de me deliciar com as memórias do Amigo João Coelho...
Obrigado por partilhar o gosto pelos navios de sempre...

LMC

LUIS MIGUEL CORREIA said...

O livro AS BOIAS DE CORREIO DOS AÇORES Volume II reproduz uma foto muito semelhante a esta, datada de 18 de Agosto de 1957, referindo o paquete francês GENERAL MANGIN, gémeo do JEAN MERMOZ.
Aqui fica a referência ao livro e ao seu autor, o Professor Manuel Vieira Gaspar, de Ponta Delgada. A fotografia creio que é da Foto Nóbrega.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Um exame pormenorizado da fotografia revela na popa do paquete francês o nome JEAN MERMOZ, que a aceitar a data referida no livri citado acima , estava a efecyuar o cruzeiro inaugural

Anonymous said...

Estive muitas vezes neste porto em 1957 ( com meu pai pesquei à linha aqui), a ele cheguei no «Carvalho Araújo» e dele parti, de novo, para Lisboa, no mesmo vapor.
Gostaria de poder usar esta foto como gravura de um poema que editei no meu blog www.poetasalutor.blogspot.com.
Os meus agradecimentos.