Tuesday, July 01, 2008

MADEIRENSE EM LISBOA


É a mais antiga empresa de navegação portuguesa em actividade e a terceira que até hoje ultrapassou os 100 anos: refiro-me à Empresa de Navegação Madeirense, com sede no Funchal, que faz a carreira Caniçal - Leixões com uma unidade própria, o porta-contentores MADEIRENSE 3.
A Madeirense pode ser vista em termos históricos como um conjunto de empresas que ao longo do último século teve 30 navios, desde os primeiros veleiros (1907-1928), passando pelos navios-fruteiros (1927-1990) que pontualmente ligavam Lisboa ao Funchal todas as semanas e com os seus cascos brancos e linhas elegantes mais pareciam uns iates, até aos actuais porta-contentores e navios de passageiros que integram as empresas do Grupo Sousa, em que a ENM se insere.
Por circunstâncias diversas, os navios da Madeirense raramente são observados em Lisboa nos dias que correm, mas continuam a poder apreciar-se diversos testemunhos da existência da Madeirense nos contentores que se destacam com o nome da empresa nos cais e terminais de Lisboa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia