Tuesday, February 17, 2009

Fishing vessel BLUE

Quem ajuda na identificação deste antigo navio de pesca português? Trata-se de uma antiga unidade da Companhia Portuguesa de Pesca, o ALFAMA de 1955 (ALFAMA 1955-1990, PEDRO DE BARCELOS 1990-1996, BISSAUMAR 1996-1998), que em 1998 passou a ser o BLUE AGAIN II, com bandeira do Panamá, ou o seu irmão ALJEZUR de 1957 (ALJEZUR 1957-1988, JOÃO CORTE REAL 1988-1997), que em 1997 passou a ser o BLUE AGAIN, de bandeira do Panamá, propriedade da Blue Fishing Ltd. Inc. Algum dos conhecedores dos navios da frota de pesca portuguesa é capaz de ajudar a identificar qual dos navios corresponde ao da fotografia?
Texto de /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

6 comments:

Luis Filipe Morazzo said...

Eu aposto no antigo "Algezur", pois lembro-me de o ver na doca seca em Aveiro, em Março de 1997, com aquele novo casario,e com o novo nome "João Corte Real"

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Luis Filipe,

O problema é que o PEDRO DE BARCELOS foi modernizado exactamente da mesma forma. Vi os dois em Aveiro com a chaminé da SNAB, na fase final da empresa...
Tanto pode ser um como o outro...

Ricardo Matias said...

Pois.
Tirei parte do Sábado para tratar deste assunto e revelo-me incapaz de determinar qual dos navios é o da fotografia.
Os dois navios foram construídos no mesmo estaleiro, Viana do Castelo, fazem perte da mesma serie e destinavam-se à mesma Companhia, foram modernizados e trasnsformados em congeladores segundo um plano elaborado pela própria C.P.P., em 1973, ambos os planos existem no Museu de Marinha.
Foram parar à SNAB, que não os usou muito, fotografei-os em Aveiro em 1990 e 1991 e 1993, embora só por bombordo e com o Pedro de Barcelos a ocultar o João Corte Real. Dá no entanto para perceber que não há qualquer diferença visível entre os dois navios.
Quanto à fotografia do Blue mostra que o navio está de acordo com o plano de 1973 e portanto não recebeu qualquer aleração visível de então para cá.
Isto é quase tão difícil como dizer como é o Dinosaurio só olhando para a pegada.

Ricardo Matias

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Obrigado pela ajuda, Ricardo...

Unknown said...

Jorge Lory
Amigos o navio da foto será o Algezur, poia o ALFAMA nome original ,chamava-se postriormente Pedro de Barcelos onde naveguei ao serviço da Tarros Shiping Corp. sua proprietária em Outubro de 1993 ,tendo zarpado de Aveiro em Novembro de 1993 com destino a Lisboa Sob. o comando do Comandante Abilio Calado afim de ser preparado para navio colector na Maritania tendo feito varias viagens entre Lisboa e o Mar da Maritania neste tipo de pesca mais tarde foi readaptado a arrastão e fez viagem de pesca ao mar de Angola como congelador fiz varias viagens neste navio como 2ºoficial de maquinas.
Saudações a todos

Pires Barbosa said...

Penso que será o Praia de Buarcos que teve um aumento de comprimento de 2,5 metros.Fui dos últimos chefes de máquinas do Alpiarça.

Pires Barbosa