Monday, April 20, 2009

DESMARITIMIZAÇÃO EM PEDROUÇOS


Em Pedrouços, Lisboa, no local onde existiu a Escola de Pesca de Lisboa, recentemente arrasada e demolida por decisão governamental, nasce um novo imóvel destinado a albergar a Fundação Champalimaud.
Nada temos contra esta entidade de benemerência, já o mesmo não podemos referir quanto ao local escolhido e ao sacrifício da ESCOLA de PESCAS, numa atitude de analfabetismo marítimo estatal inaceitável que tem sido esquecida pela imprensa e opinião pública. Sobre o assunto vale a pena reler a história deste processo polémico aqui...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column on the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

CAP CRÉUS said...

Gostava de saber, onde vão agora os pescadores aprender a nadar, e a treinar manobras de salvamento!
É que ainda há 2 semanas, tiveram de ter aulas no Algés e dafundo!!
Isto ultrapassa-me, e estou mesmo farto de tanta parvoeira!
E aos poucos, vão-se as marinhas ao fundo, e deixa-se de ver o rio!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

É de facto uma vergonha, Cap Créus. Os responsáveis pela desactivação e demolição da Escola de Pescas de Pedrouços deviam ser responsabilizados criminalmente. E, mais grave ainda do que airresponsabilidade dos nossos Governantes, é a atitude geral de ninguém querer saber do assunto para nada.

João said...

Ja algum anos que defendo que toda a actividade de formacao maritma profissional em Portugal devia tar centralizada num unico polo que para mim seria a Escola (Superior) Nautica Infante D. Henrique. Esta instituicao esta dotada dos equipamentos e de tecnicos que garantiriam a qualidade da formacao...tanto a nivel das pescas, mestranca, marinhagem e oficiais.
Portanto para mim nao me parece desadequada a desafectacao desta infraestrutura as Escola de Pescas mas o seu encerramento.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro João,
Independentemente da designação SUPERIOR da ENIDH, não parece que venha algum bem a este mundo que, para além de SUPERIOR, tenha que ser também única. Da mesma forma que não me entusiasmo com regimes de partido único.
Conheci há muitos anos as inúmeras virtudes da Escola de Paço d'Arcos e respectivos figurões. Alguns parece que ainda lá andam a traumatizar jovens gerações de garbosos oficiais de uma Marinha Mercante que hoje não temos.Só que agora sempre há navios da Pullmantur que no meu tempo não existiam, o que é muito fixe.
O que me custa mesmo é assistir impávido e sereno à destruição gratuita de uma escola marítima só porque ela estava implantada num terreno nobre e apetecível. Esperemos que qualquer dia não aconteça o mesmo à Escola de Paço D'Arcos. (Consta-ma estarem para breve o início de negociações secretas para a cedência da Escola Náutica para futura sede da Fundação Luís Miguel Correia e respectivo Centro de Documentação Internacional de Navios.)O precedente de Pedrouços pode sempre repetir-se.