Há 40 anos o Porto de Lisboa vivia os últimos tempos de grande movimento de paquetes de linha regular.
Em Novembro de 1969 registaram-se 54 escalas efectuadas por 36 navios, dos quais apenas 3 em serviço de cruzeiros turísticos.
O maior número de navios tinha bandeira portuguesa (ALFREDO DA SILVA, AMÉLIA DE MELLO, ANGOLA, ANGRA DO HEROÍSMO, CARVALHO ARAÚJO, FUNCHAL, INFANTE DOM HENRIQUE, MOÇAMBIQUE, NIASSA, PÁTRIA, PRÍNCIPE PERFEITO, RITA MARIA, SANTA MARIA e TIMOR), seguindo-se 10 paquetes italianos (ACHILLE LAURO, ANDREA C, AUGUSTUS, CRISTOFORO COLOMBO, ENRICO C, EUGENIO C, FAIRSTAR - este com registo liberiano - FEDERICO C, GIULIO CESARE and GUGLIELMO MARCONI) e 6 navios de passageiros ingleses (ARCADIA, ARGENTINA STAR, BRASIL STAR, ORIANA, ORONSAY and URUGUAY STAR).
Dois paquetes espanhóis, CABO SAN VICENTE e COVADONGA visitaram Lisboa assim como os paquetes PASTEUR e BERGENSFJORD, de bandeira francesa e norueguesa, respectivamente. No entanto, os navios mais interessantes do ponto de vista de um jovem entusiasta de navios então com 13 anos eram os paquetes norte americanos PRESIDENT ROOSEVELT e UNITED STATES, ambos em longas viagens de cruzeiros de luxo. Foi efectivamente a primeira e única escala entre nós do PRESIDENT ROOSEVELT, que logo a seguir foi vendido à Chandris Lines, mas o UNITED STATES cancelou a escala por no início desse mês de Novembro ter sido decidida a sua retirada inesperada de serviço.
Legendas das fotografias: INFANTE DOM HENRIQUE, o maior paquete português, atracado ao cais da Rocha em dia de saida para viagem e imagem oficial da Linea "C" tirada em 1966 com os paquetes EUGENIO C e FEDERICO C ao largo de Génova. Ambos visitaram Lisboa em Novembro de 1969 nas suas viagens regulares do Mediterrâneo para a América do Sul e Central, respectivamente. O FEDERICO C era o concorrente mais próximo do nosso SANTA MARIA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Em Novembro de 1969 registaram-se 54 escalas efectuadas por 36 navios, dos quais apenas 3 em serviço de cruzeiros turísticos.
O maior número de navios tinha bandeira portuguesa (ALFREDO DA SILVA, AMÉLIA DE MELLO, ANGOLA, ANGRA DO HEROÍSMO, CARVALHO ARAÚJO, FUNCHAL, INFANTE DOM HENRIQUE, MOÇAMBIQUE, NIASSA, PÁTRIA, PRÍNCIPE PERFEITO, RITA MARIA, SANTA MARIA e TIMOR), seguindo-se 10 paquetes italianos (ACHILLE LAURO, ANDREA C, AUGUSTUS, CRISTOFORO COLOMBO, ENRICO C, EUGENIO C, FAIRSTAR - este com registo liberiano - FEDERICO C, GIULIO CESARE and GUGLIELMO MARCONI) e 6 navios de passageiros ingleses (ARCADIA, ARGENTINA STAR, BRASIL STAR, ORIANA, ORONSAY and URUGUAY STAR).
Dois paquetes espanhóis, CABO SAN VICENTE e COVADONGA visitaram Lisboa assim como os paquetes PASTEUR e BERGENSFJORD, de bandeira francesa e norueguesa, respectivamente. No entanto, os navios mais interessantes do ponto de vista de um jovem entusiasta de navios então com 13 anos eram os paquetes norte americanos PRESIDENT ROOSEVELT e UNITED STATES, ambos em longas viagens de cruzeiros de luxo. Foi efectivamente a primeira e única escala entre nós do PRESIDENT ROOSEVELT, que logo a seguir foi vendido à Chandris Lines, mas o UNITED STATES cancelou a escala por no início desse mês de Novembro ter sido decidida a sua retirada inesperada de serviço.
Legendas das fotografias: INFANTE DOM HENRIQUE, o maior paquete português, atracado ao cais da Rocha em dia de saida para viagem e imagem oficial da Linea "C" tirada em 1966 com os paquetes EUGENIO C e FEDERICO C ao largo de Génova. Ambos visitaram Lisboa em Novembro de 1969 nas suas viagens regulares do Mediterrâneo para a América do Sul e Central, respectivamente. O FEDERICO C era o concorrente mais próximo do nosso SANTA MARIA.
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