A carreira Lisboa - Açores foi servida sempre por um par de navios de referência, desde os primórdios da Empresa Insulana de Navegação em 1871, com os vapores ATLÂNTICO e INSULANO, a que se seguiram muitos outros, como o LIMA e o CARVALHO ARAÚJO, o FUNCHAL e o ANGRA DO HEROÍSMO e nos tempos actuais os gémeos MONTE BRASIL e MONTE DA GUIA, construídos em Hamburgo expressamente para a empresa em 1994 e 1995.
Esta semana fotografámos o MONTE DA GUIA a sair para o Caniçal (dia 17 de Abri de 2010) e o MONTE BRASIL a chegar de Ponta Delgada (19 de Abril de 2010). O primeiro está a substituir o INSULAR e a imagem regista a ausesência de lança na grua nº 2. O segundo vinha carregado, com muitos dos contentores vazios.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
3 comments:
O Açores, O Ribeira Grande, o Lagoa, o Ponta Garça...:-)
Sim, esses também, e muitos outros, mas nestes casos, não se tratou de navios destinados de início a servir os Açores. Os dois primeiros faziam a carreira dos EUA, os dois últimos a do Norte da Europa, e o LAGOA da EIN e CTM foi adquirido para a carreira da Madeira, só depois de o ILHA DO PORTO SANTO ter sido retirado é que fez o inter-ilhas nos Açores.
Sim, mas o que importa é o facto de terem servido e bem o papel seguinte.
Velhos amigos esses todos.
Post a Comment