Friday, April 30, 2010

Um grande estaleiro no coração da cidade

As esperanças renovadas pelo interesse súbito da Inteligência Nacional pelo Mar, recentemente destacado em discursos presidenciais, governamentais e da "sociedade civil" portuguesa têm que ser vistos com a susceptibilidade resultante de quase 40 anos de Desmaritimização Activa nos planos económicos, estratégicos e culturais associados aos portugueses.
Por maior que for o somatório de boas vontades militantes, enquanto se não mudar a mentalidade provinciana assente no mais puro analfabetismo marítimo, não haverá mudanças profundas na nossa forma de ver e estar com o mar.
Um exemplo comparativo, de entre muitos que se podiam mostrar é a diferença de atitude da população de Hamburgo face aos seus congéneres de Lisboa. 
Na primeira há um orgulho activo na valência marítima da cidade e porto respectivo. As grandes lojas do centro de Hamburgo estão decoradas com enormes fotografias do porto, actividade marítima, contentores, etc..., os apartamentos com vista para os terminais de contentores são dos mais caros e apetecidos da cidade, e pasme-se, mesmo no centro de Hamburgo está activo um enorme estaleiro de construção e reparação naval, em cuja carteira de clientes figura Portugal desde há quase 100 anos.
Entre nós é como se observa, ninguém parece saber para que um País como Portugal precisa de dois modestos submarinos (eu também não sei, pois dois são insuficientes, falta mais um e o ideal era serem seis), terminais de contentores junto à Cidade, "Vade Retro...", cruzeiros, idem, que tiram a vista do povo às taínhas bêbedas dos esgotos agora em suposta purificação, estaleiro naval frente ao Terreiro do Paço, NÃO, há que construir com arrojo uma nova EXPO urbana. E navios também não os queremos para nada, como um dia me disse o Ministro do Mar Azevedo Soares -"Portugal não precisa de Marinha Mercante, sai mais barato utilizar navios estrangeiros".

25 de ABRIL em Hamburgo
A imagem que ilustra este artigo foi registada a 25 de Abril na cidade de Hamburgo e enviada pelo Estaleiro Blohm & Voss. Mostra o estaleiro cheio de navios em plena actividade mesmo no centro de Hamburgo. Navios de passageiros são quatro nas docas: CELEBRITY CONSTELLATION, COLOR FANTASY, BALMORAL e ATHENA. Em cima à esquerda, pode ver-se o cargueiro CAP SAN DIEGO, preservado com todos os certificados e pronto a navegar, e a barca de 3 mastros RICKMER RICKMERS, ex-SAGRES, que os Hamburgueses vieram resgatar a Lisboa. Estes Hamburgueses são loucos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment