Friday, May 21, 2010

HELLENIC WIND a caminho dos Açores

Já vai a navegar rumo aos Açores, o navio de passageiros grego com registo de Malta HELLENIC WIND que deixou Lisboa esta madrugada.
Reparem na velocidade do navio - 30 nós - são as saudades dos Açores a prevalecer sobre uma velocidade mais económica. Haverá um petroleiro a meio caminho para fazer um reabastecimento, ou o navio está só a afastar-se depressa de eventuais zelos e inspecções em Lisboa?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Bruno Rodrigues said...

Apesar de ser tornado público que o navio opera a 25 nós na região, em 2009 tive oportunidade de viajar neste navio (ainda Viking, portanto) e constatar através dos vidros da ponta a velocidade de 30 nós. Assumo que será essa a velocidade "normal" deste navio em operação, que diz-se gastar o dobro ou o triplo (não sei precisar) do combustível utilizado pelo Express Santorini (já em operação por cá).

Cumprimentos,

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Quanto maior a velocidade, mais consumo que cresce de forma exponencial. Este navio não tem nada de económico na sua concepção, a vocação é ser rápido...