Tuesday, August 03, 2010

NRP TRIDENTE EM LISBOA

O novo submarino português NRP TRIDENTE chegou a Lisboa na manhã de 2 de Agosto de 2010, subindo o rio discretamente, escoltado por três canoas da Marinha do Tejo, quatro rebocadores, duas lanchas de Pilotos e uma embarcação da Polícia Marítima. Um dos helicópteros LINX da Marinha sobrevoava o TRIDENTE.
Frente à Ribeira, o TRIDENTE cruzou-se com o cacilheiro EBORENSE, onde muitos passageiros reconheceram tratar-se do "submarino do Paulo Portas", apreciando o navio e o momento, sem comentários negativos perceptíveis.
Lentamente o TRIDENTE deslizou frente à Praça do Comércio e Ministério das Finanças e em seguida atravessou o Mar da Palha entrando no canal do Alfeite. À entrada da Base Naval de Lisboa foi saudado pelos apitos dos cerca de 25 navios que se encontravam atracados, com destaque para as nossas cinco Fragatas e o Submarino BARRACUDA, que pode finalmente passar o valioso testemunho da Quarta Esquadrilha de Submarinos para a primeira unidade da Quinta Esquadrilha. 
Escondidos num cais perdido da Lisnave junto ao Caramujo, os dois membros restantes da Quarta Esquadrilha presenciaram em silêncio o render da guarda. Entretanto na BNL o TRIDENTE atracava no novo cais de submarinos auxiliado pelos rebocadores ALA e ALERTA, devidamente embandeirados, aos acordes da Banda da Armada. 
A aguardar o TRIDENTE muitos elementos da Armada e familiares ansiosos por abraçarem a guarnição da nova unidade naval. Para 8 de Setembro está prevista uma cerimónia oficial com a presença do Governo.
Fotografias tiradas a 2 de Agosto de 2010 no Tejo, em Lisboa e no Caramujo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Miguel Machado said...

Bela reportagem!
Miguel Machado