Thursday, September 09, 2010

PULLMANTUR cancela cruzeiros

A Pullmantur suspendeu, ontem, dia 8 de Setembro em Lanzarote, ilhas Canárias, o cruzeiro do paquete ATLANTIC STAR devido a problemas técnicos, "uma avaria técnica no sistema eléctrico do navio”, segundo comunicado enviado aos passageiros.
A Pullmantur “garante o reembolso total aos passageiros que seguem a bordo do ATLANTIC STAR, juntando ainda um desconto de 50 por cento na compra de outro dos cruzeiros da companhia.
Lamentando “os incómodos causados”, a Pullmantur afirma ainda que foram “colocados à disposição dois aviões que irão fazer o transporte dos passageiros de Lanzarote para Málaga e Lisboa, segundo a cidade de embarque dos passageiros”. Assim os cerca de 400 passageiros portugueses dos 1510 que seguiam a bordo, já chegaram a Lisboa a 9 de Setembro de avião.
A empresa nega ainda que existam passageiros doentes a bordo, afirmando que todos se “encontram bem”, e assegura que “o ocorrido a bordo do Atlantic Star” é “uma situação pontual” porque toda a frota se submete “de forma regular aos mais rigorosas testes e avaliações de qualidade e segurança”.
“A Pullmantur assegura que toda a frota da companhia cumpre com os trâmites de segurança, qualidade e requisitos necessários para a realização deste tipo de trajectos em alto mar”, lê-se no comunicado.
A empresa disponibilizou ainda uma linha telefónica - 213 509 250 - para resolver questões relacionadas com este assunto.
Na base deste comunicado estão queixas de alguns passageiros do ATLANTIC STAR de que há crianças a soro há três dias a bordo, há falta de água a bordo, não há ar condicionado, nem autoclismos.
O navio largou na sexta-feira, dia 3 de Setembro às 18h, de Lisboa para fazer o cruzeiro "Jóias do Atlântico", organizado pela Pullmantur e cujo percurso incluiu paragens em Gibraltar, Málaga, Casablanca, Agadir, Lanzarote e regresso a Lisboa, previsto para a próxima sexta-feira dia 10.
O navio chegou a Lanzarote e, por decisão da Pullmantur, a viagem terminou naquela ilha espanhola.
O ATLANTIC STAR foi construído em França em 1984 e encontrava-se imobilizado em Marselha desde Abril de 2009 quando foi substituído pelo PACIFIC DREAM nos cruzeiros para o mercado português a partir de Lisboa, os quais não obtiveram o êxito esperado apesar dos preços promocionais. Uma avaria grave no sistema de máquinas principais do PACIFIC DREAM ocorrido em Lisboa em Agosto levou entretanto à retirada deste navio para um período de reparação em Génova optando a Pulmantur por reactivar o ATLANTIC STAR para concluir o programa de cruzeiros de verão no Atlântico com embarques em Málaga e Lisboa, pelo que após trabalhos de reparação e manutenção, este navio saiu de Marselha a 25 de Agosto para Málaga e fez escala em Lisboa a 3 de Setembro, onde chegou com cerca de 4 horas de atraso devido a problemas técnicos.
Lamentamos os azares associados ao ATLANTIC STAR, que é um belo navio clássico e devia ser reparado convenientemente para voltar ao serviço. Durante o período de imobilização em 2009-2010 em França, o armador efectuou diversas tentativas de afretar este paquete a outros operadores, nomeadamente do Brasil e Israel, sem sucesso. O facto de ser um navio com turbinas a vapor, com consumo elevado e o somatório de azares e problemas técnicos registados nos últimos anos poderá futuramente levar à sua venda para sucata.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: