Thursday, March 17, 2011

50 ANOS DO FUNCHAL

Fotografia do paquete FUNCHAL durante as provas de mar efectuadas em águas dinamarquesas a 7 de Outubro de 1961 dias antes de trocar a bandeira da Dinamarca pela de Portugal.
Na altura o FUNCHAL destinou-se à carreira das ilhas atlânticas - Açores, Madeira e Canárias e a viagem inaugural teve início em Lisboa a 4 de Novembro de 1961 - uma viagem ao Funchal, Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo.
Passados 50 anos, o FUNCHAL está em Lisboa a ser totalmente remodelado para voltar a ser um paquete de luxo. Último sobrevivente da antiga frota portuguesa de navios de passageiros, que no seu auge em 1966-68 chegou a ter 26 navios em actividade, o FUNCHAL é hoje reconhecido em todo o mundo como um navio de cruzeiros de características únicas. Graças ao espírito de iniciativa do Sr. George Potamianos, cuja ligação ao nosso FUNCHAL remonta a 1975, foi possível quando da liquidação da CTM pelo Estado Português em 1985 manter em Portugal a operação do navio e o seu nome e prestígio. Passados todos estes anos, o armador G. Potamianos está a remodelar e actualizar o FUNCHAL para que possa continuar a operar ao abrigo das novas disposições da convenção SOLAS, permitindo ao navio muitos mais anos de vida, com o nome original e a bandeira portuguesa de sempre à popa. Obrigado Sr. Potamianos, por tratar o legado histórico e marítimo associado ao FUNCHAL melhor que nós próprios.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

joaocarioca said...

Esta para mim é a imagem do mais bonito navio de sempre, da marinha mercante Portuguesa. Exceptuo os navios de vela, porque são outra história.
Os meus agradecimentos pela lembrança da data.
João Guimarães Marques

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro João G. Marques,

Também considero o FUNCHAL especialmente bonito e elegante, mas na fase original tinha a popa muito baixa e um ângulo de alheta um pouco desfavorável, enquanto o PRÍNCIPE PERFEITO, do mesmo ano e projectado pelo mesmo arquitecto naval, o então Cte. Rogério de Oliveira mantinha a perfeição estética, fosse qual fosse o ângulo de observação...