Monday, March 07, 2011

COIMBRA de Aveiro.

COIMBRA - Aveiro, é assim que se lê no casco azul escuro pintado impecavelmente, à popa, o nome do arrastão bacalhoeiro COIMBRA e o seu porto de registo e armamento - Aveiro.
O n/m COIMBRA é um dos 13 navios de pesca de arrasto do alto que actualmente compõem a frota bacalhoeira portuguesa, muito reduzida em dimensão nas últimas décadas, graças em grande parte aos bons ofícios dos nossos parceiros da União Europeia e à traição dos negociadores nacionais no que se refere ao dossier das pescas, sem se saber se foi acto de ignorância ou mais grave que isso.
O belo COIMBRA é um dos sobreviventes da antiga frota bacalhoeira da segunda republica, dos tempos do Almirante Henrique Tenreiro e da Organização Corporativa das Pescas, entidades responsáveis por décadas de ressurgimento do sector português das pescas, enquadrado na política de Regresso de Portugal ao Mar, promovida pelo Estado Novo, fenómeno depois considerado contra natura e corrigido por uma política continuada de desmaritimização nacional a partir de 1975...
O COIMBRA encontra-se em reparação e a receber beneficiações, atracado a uma das pontes cais do porto de pesca da Gafalnha da Nazaré, onde registámos estas imagens na tarde de 4 de Março último. Em Janeiro esteve em Lisboa, onde foi docado no estaleiro NAVALROCHA...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Anonymous said...

Caros Amigos:
Em minha opinião e algo conhecedor da Pesca Longínqua, hoje denominada de Pesca do Largo, deve-se ao empenho e exemplar trabalho do Sr. Capitão Valdemar Aveiro.
Este Senhor, aluno da Escola Profissional de Pesca, sendo classificado como o N.1 começou a sua actividade como moço de convés do L/M "VIRIATO, sendo seus superiores os saudosos Imediato António Capote e o Capitão Mário Paulo do Bem. Em 1957 era Praticante de Piloto do arrastão "SANTA MAFALDA" comandado pelo Cpt. José de Oliveira e Rocha depois de ter feito os seus estudos na Escola Naútica a expensas do governo por ter sido o melhor aluno de EPP. Foi imediato do arrastão "SÃO GONÇALINHO", comandado pelo Cpt. David Manuel Mendes Càlão e Comandante do arrasrão "SANTA JOANA".
Do "JOANA" saiu da Empresa de Pesca de Aveiro em 1973 para comandar o "COIMBRA" e daí se reformou. Pelas suas qualidades humanas e profissionais o Sr. Dr. Vaz Pais nomeou-o Gerente da Empresa, lugar que ainda hoje ocupa. Acompanhei o Sr. Cpt. Valdemar nas suas lides de pesca, enquanto eu era Imediato do "LUTADOR".
A ele se deve todo o sucesso e continuidade deste navio, o "COIMBRA".
Um bem haja ao Sr. Cpt. Valdemar que começou do zero e atingiu o topo dos topos de uma carreira recheada de êxitos, sempre com extrema hulmidade e muito saber.
João David B. Marques.
Colega e Capitão da Marinha Mercante