Thursday, May 05, 2011

CAIS DA ROCHA:1965

Nostálgica imagem enviada pelo Amigo do BNM Michael Sutcliffe mostrando o Cais da Rocha do Conde de Óbidos e a vedação a jusante da Gare Marítima, entre esta e o edifício Sul da CCN que mais tarde foi utilizado pela Liscont e demolido em 2010.
À entrada da Doca, na muralha Sul vê-se o paquete CARVALHO ARAÚJO, com o fumo da cozinha da terceira classe a sair pelo mastro de vante. No cais Norte da Doca está atracado um navio de carga estrangeiro do tipo LIBERTY, em reparação pela Lisnave.
Junto ao CARVALHO pode observar-se no cais carga geral tapada com encerados, provavelmente para carregar no paquete.
Dentro do espaço reservado da estação marítima há pequenas obras de manutenção do pavimento, a barraquinha não fazia parte do conjunto edificado permanente. Junto à vedação, muito mais civilizada do que a actual, alguns cidadãos observavam um paquete da P&O atracado, de bordo do qual o Comissário Sutcliffe fez este retrato. 
Que saudades desta época em que os navios esperavam ao largo para atracar e se pensava expandir os apoios à navegação de passageiros com um novo cais na Junqueira...
Texto de /Text copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

CAP CRÉUS said...

Muitas saudades mesmo.
Da janela da minha Avó via os navios da CTM a entrar no Tejo, através dos binóculos, e à espera que o meu pai chegasse de viagem.