Thursday, May 26, 2011

Cinco navios de cruzeiros em Lisboa

O Porto de Lisboa registou ontem, 25 de Maio de 2011 a presença de sete navios de passageiros, incluindo cinco navios em escala de cruzeiros com cerca de 10.000 passageiros em transito.
Atracado em Alcântara esteve o INDEPENDENCE OF THE SEAS, da companhia Royal Caribbean enquanto em Santa Apolónia e no Jardim do Tabaco atracaram o GRAND PRINCESS (Princess Cruises), ADONIA (P&O Cruises), BRAEMAR (Fred. Olsen Cruise Lines) e GRAND VOYAGER (Ibero Cruceros). 
Os cinco navios entraram no Tejo ao amanhecer e largaram entre as 15 e as 18h00.
Os 10.000 passageiros e parte dos 4.000 tripulantes ficaram na generalidade com muito boa impressão de Lisboa e alguns manifestaram ao BNM a vontade de regressar para conhecer melhor a cidade. John Miller, um advogado reformado do Midwest dos EUA de 69 anos, que viajava com um grupo de amigos e família apreciou a hospitalidade e simpatia dos lisboetas tendo visitado o castelo de S. Jorge e Alfama que considerou "very nice but in need of a facelift" - uma pena as ruas e edifícios estarem tão descuidados e grafitados. Maria Allonso, de Madrid gostou especialmente do Corte Inglês de Lisboa e prometeu regressar na próxima Páscoa para umas compritas. Jane Brightsmith, uma professora reformada de 78 anos residente no Yorkshire e visitante habitual de Lisboa apreciou as novas esplanadas da Black Horse Square (Terreiro do Paço) e o anfiteatro de Alfama visto de bordo. 
Entretanto um responsável por uma das companhias que há mais de 170 anos visita Lisboa manifestou uma preocupação séria perante a ameaça de novas taxas a praticar nos portos portugueses a passageiros e tripulantes dos navios de cruzeiros, considerando não lhe parecer que faça sentido Portugal investir milhões em novos terminais de grande qualidade e ao mesmo tempo reduzir a competitividade dos portos de escalas de cruzeiros portugueses: "A minha empresa acompanha o assunto com preocupação encarando a substituição de escalas no futuro, privilegiando outros portos atlânticos como Cádiz, Huelva, Vigo e a Corunha, acrescentando que as perspectivas de novas taxas prejudicam a confiança dos operadores nos destinos portugueses..."
Além destes cinco navios em transito, podiam ver-se igualmente em Lisboa os navios de passageiros FUNCHAL e ILHA AZUL, em escalas técnicas prolongadas.
Lisboa regista, durante o mês de Maio de 2011, 55 escalas de navios de cruzeiros, num total de 117 escalas de navios de turismo em Maio em 11 portos do Continente e Ilhas.




Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment