Friday, May 27, 2011

Navio-almirante da P&O em escala inaugural no Tejo

O navio de cruzeiros ADONIA fez a sua escala inaugural em Lisboa a 25 de Maio último. Trata-se do mais recente navio de passageiros a integrar a frota da P&O Cruises, durante este mês de Maio, por transferência da frota da Princess Cruises, para a qual navegou como ROYAL PRINCESS, segundo navio com este nome. 







Vem agora substituir na P&O o ARTEMIS (2005-2011), ex-ROYAL PRINCESS (1984-2005), que foi entregue em Abril à companhia alemã Phoenix Reisen e se encontra em Bremerhaven em reparação e transformação, passando a chamar-se ARTANIA.
O ADONIA foi construído em St. Nazaire como R EIGHT para a Renaissance Cruises. Seria o último de oito unidades iguais da classe R ONE, e navegou ao serviço do armador original apenas de Fevereiro a Outubro de 2001, sendo imobilizado em Gibraltar a 6 de Outubro desse ano e depois transferido para Marselha. Só voltaria ao serviço em Abril de 2003 fretado à Swan Hellenic Cruises como MINERVA II. Em 2007 integrou a frota da Princess Cruises como ROYAL PRINCESS.
O navio fica particularmente bonito com as cores da P&O e é uma unidade confortável e acolhedora, proporcionando cruzeiros mais descontraídos face aos navios maiores da companhia, nomeadamente fazendo escala em portos menos frequentados que os actuais gigantes. Finalmente, o ADONIA é apresentado como navio-almirante da companhia, não por ser o maior ou mais moderno, pelo contrário, é o mais pequeno e navega há 10 anos, mas por ser comandado pelo comandante sénior da P&O, o Comodoro Michael Burgoine, cujo distintivo se encontra hasteado no "jack" e mastro principal do ADONIA.
Fotos do ADONIA em Lisboa a 25 de Maio e o distintivo do Comodoro Burgoine, que é a bandeira da P&O com as tradicionais cores portuguesas e espanholas reminiscentes da origem da empresa como Peninsular Steamship Co. em 1837, mas com pontas raiadas...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: