Monday, July 25, 2011

Cargueiro PORTO de 1968

Depois de em 1959 ter recebido dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo o navio de carga e passageiros (12 PAX) LOBITO, a Companhia Colonial de Navegação encarou logo nova encomenda a Viana cuja concretização só se efectuou em 1964, com a encomenda do N/M PORTO.
De concepção muito semelhante ao cargueiro BEIRA construído em 1961-1963 para a CNN no Alfeite e Amesterdão, a CCN decidiu construir o PORTO totalmente em Portugal, embora essa opção se tenha traduzido num período de 4 anos para construção do PORTO, muito tempo para o tipo de navio em causa. O PORTO era então o maior navio saído dos estaleiros de Viana, tendo a CCN contado com o apoio técnico do estaleiro belga Cockerill para este projecto.
O PORTO, cujo nome seria uma homenagem da Companhia Colonial de Navegação à chamada Capital do Norte, provou ser um belíssimo navio com capacidade para 12.500 toneladas de carga, 18 nós de velocidade, lotação para 12 passageiros e possibilidade de rápida adaptação a transporte de tropas. Infelizmente teve vida curta, pois em 1974 passou para a frota da CTM e em 1985 foi vendido para sucata e desmantelado em Sevilha na sequência da liquidação das frotas das companhias CTM e CNN.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

José Castro said...

Caro Sr.Luís Correia,pois é verdade,foi o maior navio construído na época pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo,trabalhei na sua construção e mais tarde também nele embarquei;
aquando da prova do leme ainda em doca seca recordo-me de terem de partir parte da muralha junto à popa pois que a porta do leme não conseguia ir de um bordo ao outro.
Saudações marinheiras.
J.C.