Wednesday, July 20, 2011

Memória do PRÍNCIPE PERFEITO de 1961

Há exactamente cinquenta anos entraram ao serviço da Marinha de Comércio portuguesa três navios de passageiros verdadeiramente magníficos que receberam os nomes de PRÍNCIPE PERFEITO, INFANTE DOM HENRIQUE e FUNCHAL, por ordem de entrega de cada um deles. 

Foram navios construídos expressamente por encomenda de armadores nacionais com projectos portugueses que durante anos prestigiaram a bandeira portuguesa nos mares. O primeiro desses navios a chegar a Lisboa foi o PRÍNCIPE PERFEITO, entregue em Newcastle a 31 de Maio de 1961.
Dos três só resta o FUNCHAL, atracado na ponte-cais da Matinha em operação profunda de rejuvenescimento com reentrada ao serviço em Março de 2012. Do PRÍNCIPE e do INFANTE ficaram muitas memórias boas e a tristeza do desperdício que foram os seus abates prematuros.
Recordando o N/T PRÍNCIPE PERFEITO de 1961, aqui fica um extracto do assento de registo do navio na Capitania do Porto de Lisboa e uma reprodução da fotografia que acompanha o documento oficial, com selo branco.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: