Tuesday, August 16, 2011

NORUEGA mal tratado

O n/m NORUEGA é actualmente o nosso maior navio de investigação das pescas. Sendo o maior é um pequeno navio oferecido pela Noruega nos tempos do PREC. Sendo pequeno é o maior porque existe em Portugal um outro mais pequeno, o n/m ARQUIPÉLAGO, do Governo Regional dos Açores.

O NORUEGA é propriedade do Estado e tem vindo a ser operado pelos vários institutos e entidades a quem tem sido confiada a investigação das pescas no Portugal pós-1974. Ênfase nesta questão para lembrar que antes de 1974 era a Marinha que promovia a investigação na área das pescas, estando inclusive em construção em 1974 o navio de investigação RAIA que nunca seria acabado como tal, perdendo-se muito material científico destinado a esta unidade que nunca foi desencaixotado, num dos mais curiosos pormenores da desmaritimização que teve no seu início um vector importante nas acções do poder político para esvaziamento da acção da Marinha no Fomento Marítimo. A questão ainda hoje não é pacifica mas os resultados estão à vista para quem conseguir ser independente na análise das situações.
O NORUEGA chegou a ter dois companheiros de investigações piscícolas: o n/m MESTRE COSTEIRO e o n/m CAPRICÓRNIO, ambos já desaparecidos sem substituição. Ontem registámos estas imagens do já velhote NORUEGA atracado ao cais do Poço do Bispo, exactamente no local onde há oito anos se afundou com água aberta o paquete PONTA DELGADA. O NORUEGA parece maltratado, com a pintura a precisar de retoques profundos. Não me lembro de o ver assim. Mau prenúncio, ou apenas desmazelo da tripulação?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: