Ponte de comando - ou casa da navegação - do paquete FUNCHAL em 1961 que então concentrava a bordo "os mais finos nervos da náuticas" para reproduzir uma expressão do escritor Vitorino Nemésio, "passageiro encartado dos navios da velha Empresa Insulana de Navegação dos armadores Bensaudes."
O FUNCHAL está a fazer 50 anos, pois foi terminada a sua construção em 1961, tendo chegado a Lisboa pela primeira vez a 19 de Outubro desse ano. A sua entrada ao serviço na carreira de Lisboa para as Ilhas Adjacentes (Madeira e Açores) e Canárias trouxe uma importante modernização numa linha em que se parara no tempo durante décadas. No início de 1962 o FUNCHAL passou a ir a Tenerife duas vezes por mês, proporcionando então a melhor ligação marítima entre as Canárias e a Península Ibérica. O nosso FUNCHAL era o maior, mais rápido e mais moderno navio de passageiros nesse serviço. Meio século depois o FUNCHAL continua a existir como último exemplar da antiga frota de paquetes portugueses que em 1966-68 chegou a ter 26 unidades. Passados todos estes anos, a ponte do FUNCHAL deixou de ter as madeiras originais por imposição das novas normas de segurança associadas à convenção SOLAS 2010.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment