Friday, November 18, 2011

Modernização do ORIANA

O paquete ORIANA da companhia britânica P&O Cruises encontra-se a sofrer uma profunda modernização e renovação em Hamburgo, no estaleiro Blohm & Voss. O navio está a ser reparado na doca flutuante nº 11 onde entrou a 16 de Novembro, devendo a intervenção ficar concluída a 17 de Dezembro próximo.
Actualmente com 16 anos, o ORIANA foi construído em Papenburg no estaleiro Meyer, Vai agora sofrer alterações significativas no aspecto exterior e a nível de interiores, com a modificação de toda a zona da popa e a construção de mais camarotes. Para compensar a estabilidade, vão ser acrescentados à popa novos blocos de aço conhecidos como "caudas de pato" - duck tail - e vão ser efectuadas intervenções técnicas ao nível dos motores, renovação de tanques de lastro com substituição de chapas de aço, construção de novos camarotes, etc. Diversos espaços públicos interiores e exteriores serão igualmente alterados. Se tudo indica que com esta modernização o ORIANA vai perder a sua elegância e harmonia estética original, por outro lado este investimento permitirá ao navio continuar mais alguns anos a operar para o mercado britânico integrado na frota da P&O. Recentemente circularam rumores de uma eventual transferência deste paquete para o mercado australiano.

Na fotografia, enviada pelo estaleiro, pode ver-se o ORIANA em Hamburgo e, em primeiro plano os blocos de aço para acrescentar à popa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

Berto Garcia said...

Seguro que saldra espectacular como ultimamente vemos en los interiores de los buques saludos

Luís Filipe Jardim said...

Ficará com uma popa mais à Aurora... Two beatiful ships...

marconi said...

very interested to see photos of progress especially the dove tail.

marconi said...

Very interested to see photos of the progress of the refit especially the dove tail.