Saturday, March 03, 2012

Alongamento de navios na LISNAVE

Lançamento ao Tejo de uma secção de casco de um cargueiro para alongamento. Secção construída no estaleiro da Rocha da LISNAVE em Lisboa por volta de 1970.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

João Celorico said...

Da observação da foto, creio poder concluir que se trata de um lançamento efectuado em 1970 ou 1971 e cuja secção (bloco) se destinaria ao alongamento de um dos seguintes navios da companhia israelita ZIM, "Hadar", "Etrog", "Eshkol" e "Yafo", cujo comprimento foi alongado de 135m para 159m.

Cumprimentos,
João Celorico

João Celorico said...

Não sei se são aqui admitidos comentários, no entanto vou deixar outro, na sequência dum anterior. Assim, poderei dizer que os rebocadores são, o Serra de Montejunto, da AGPL (ou será já APL)com o casario, que era branco, pintado com aquela cor horrível (ocre amarelado, ou lá o que seja!); um rebocador da CNN e o "Empurra", da Lisnave, vulgo "R-2" e que, depois de vendido, foi em 2005 fazer serviço em Cabinda.

João Celorico said...

Caro Luis Miguel Correia,
Venho aqui, de novo, para corrigir aquilo que deixei no meu primeiro comentário.
Este bloco, trata-se efectivamente, dum bloco destinado ao "EGEE" da SNC e reporta-se ao 1º trimestre de 1974.
Então, na carreira nº1, foram construídos em simultâneo os blocos destinados ao "THISBE" e ao "EGEE". O alongamento do "THISBE" foi o primeiro!

Peço desculpas pela minha incorrecção inicial.

Melhores cumprimentos,
João Celorico