Três aspectos do ILE DE FANCE (43.153 TAB / Construído em 1927), um dos mais famosos navios de passageiros franceses, a par do NORMANDIE ou do FRANCE de 1962.
Imagens mostrando o navio após a reconstrução de 1947-1949, quando as três chaminés originais deram lugar a duas proporcionando um aspecto mais moderno. Com esta reconstrução o navio ficou com 44.356 toneladas de arqueação bruta e lotação para 1.345 passageiros (541 em 1ª classe, 577 em classe cabine e 277 em classe turística).
O ILE DE FRANCE regressou ao serviço a 21 de Julho de 1949 e durante os nove anos que se seguiram foi considerado um dos mais populares paquetes da carreira de Nova Iorque. Um momento alto nessa carreira ocorreu a 26 de Julho de 1956 quando o paquete francês recolheu a bordo 753 náufragos do navio italiano ANDREA DORIA.
O navio foi retirado do serviço no final de 1958 e vendido a 11 de Dezembro desse ano a uma empresa japonesa para ser desmantelado em Osaka. Com bandeira japonesa e o nome FURANZU MARU, o navio largou de Le Havre a 26 de Fevereiro de 1959 e chegou a Osaka a 9 de Abril. Antes de ser desmantelado foi utlilizado na rodagem de um filme americano e afundado parcialmente, o que chocou a opinião pública francesa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment