Saturday, April 28, 2012

PONTA DELGADA no Pico

Paquete PONTA DELGADA da Empresa Insulana de Navegação fundeado em São Roque do Pico, vendo-se em primeiro plano um cachalote encalhado na rampa.
Imagem provável da década de 1960, quando a pesca da baleia era uma das principais actividades económicas locais. Felizmente hoje não se caçam baleias em águas portuguesas.
O pequeno PONTA DELGADA prestou um serviço meritório aos açorianos, tendo assegurado o transporte marítimo de passageiros e carga entre ilhas de Janeiro de 1962 a Outubro de 1984. Com o CARVALHO ARAÚJO e o LIMA, o legado do PONTA DELGADA no imaginário ilhéu predomina face à memória de outros navios das carreiras insulares. Fotografia cedida por Nuno Bartolomeu.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

João Celorico said...

Como recordo os tempos de tantas atribulações para a implantação de equipamentos no que seria a construção nº 269, do Estaleiro Naval da CUF (já Navalis, ou Lisnave), e para que tudo estivesse de acordo com o projecto concebido pelo eng. Rogério de Oliveira, mas ao mesmo tempo satisfizesse o comandante e ... o dispenseiro!
Para mim, parecia-me um navio um pouco atarracado mas ... eu não sou arquitecto naval. Apraz-me apenas saber que o navio cumpria aquilo a que se destinava, pena o fim, sempre triste na maioria dos casos.

Cumprimentos,
João Celorico

Anonymous said...

Ponta Delgada...navio pequeno mas conhecido por todos os Acorianos...nos anos 70,estava eu empregado nos antigos CTT agora Portugal Telecom,fiz a viagem neste navio para instalar telefones nas ilhas do Pico e Faial,estava no momento na ilha do Pico,quando da explosao na Fabrica da Baleia,nesta foto conheco perfeitamente este varadouro,onde vi muitas vezes os trabalhadores a cortarem a baleia aos pedacos e levarem-na para a fabrica para entao fazer o oleo...esta foto fez-me lembrar esse tempo que passou...gostei muito de viajar no P.D.,so que infelizmente foi terminar afundado mas primeiro vandalisado...

CAP CRÉUS said...

Cada foto que vejo do Ponta Delgada é mais uma ferroada que levo!

Quanto às Baleias e aos Cachalotes, nada a dizer. Acabou!

Anonymous said...

Gostei muito de ver esta foto do Ponta Delgada na ilha do Pico em Sao Roque Cais do Pico,so de a ver,fez-me recuar 40 anos para os anos 70,tempo esse que era eu empregado nos antigos CTT,agora Portugal Telecom quando sai de Sao Miguel a bordo do Ponta Delgada em viagem para o Pico e Faial via outras ilhas,gostei muito de viajar neste navio,nunca mais vou esquecer esse tempo,conheco muito bem este Cenario,foto tirada da frente da Fabrica a ver-se ao fundo Sao Jorge...agora so o que nos resta do Ponta Delgada,sao as fotos deste magnifico navio que por muitos anos,nos Acorianos o via-mos muitas vezes a chegar e a sair do Porto de Ponta Delgada para as ilhas,e de lamentar profundamente o que se esta a passar em portugal na nossa marinha mercante,tirem o exemplo da Espanha,Italia,Grecia,Hollanda,Russia,Alemanha etc etc etc,e mesmo muito mau o que acontece com a nossa MARINHA MERCANTE...