Monday, July 02, 2012

ANGRA DO HEROÍSMO em Lisboa

Paquete português ANGRA DO HEROÍSMO (1966-1974), da Empresa Insulana de Navegação, em manobra de saída da Doca de Alcântara, passando junto à ponte rotativa da Rocha do Conde de Óbidos. Tudo indica que se trata de uma largada, pois o navio está bem carregado, os paus de carga estão arrumados e muitas vezes o ANGRA largava directamente da doca.
O navio está a ser rebocado pelo CABO ESPICHEL, um rebocador a vapor construído em 1928 e substituído em 1972 por outro a motor, construído no estaleiro Argibay em Alverca. Os homens de farda cinzento pardo eram os funcionários das amarrações da AGPL. Dentro da doca seca nº 1 pode ver-se o navio de carga NACALA ex-Hunan, construído em Hong Kong em 1966 e comprado pela CNN em 1968. Ao fundo vê-se ainda a antiga draga ALCÂNTARA da AGPL.
Fotografias de autor desconhecido enviada por Nuno Bartolomeu e comentada por LMC.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

João Celorico said...

Caro Luis Miguel Correia,

E no meio disto tudo talvez não fique mal referir a cábrea "António Augusto de Aguiar" que, construída em 1930, na Holanda, era o mais potente meio flutuante de elevação e quase o único, pois só existia mais um guindaste flutuante.

Cumprimentos,
João Celorico

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro João Celorico,

Fez bem em referir a ANTÓNIO AUGUSTO DE AGUIAR, que conheci muito bem e ainda fotografei a navegar não há muitos anos... Foi preguiça minha...

Cumprimentos

Luís Miguel Correia