Friday, February 15, 2013

Navios no cais sul da doca de Alcântara

A década de 1980, em especial os últimos anos desta década, assistiram a uma utilização decrescente dos cais da Doca de Alcântara para fins comerciais, passando o cais sul a ser utilizado quase totalmente para atracação de navios imobilizados.
Nesta imagem de 1988, podem ver-se, da esquerda para a direita, os cargueiros MARE UNO (ex-LUGELA), AURÉLIO C, o arrastão S. RAFAEL (ou será o seu irmão S. GABRIEL? - não eram bem iguais) vendo-se por dentro deste, de braço dado, um dos "paquetes da E. N. Madeirense, o MADEIRENSE ou o FUNCHALENSE, e por fim o porta-automóveis BURGOS e a proa do GIL EANNES. Sempre era mais interessante que o panorama actual.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Tiago Neves said...

Boas Luís!

Grande foto! Por acaso, e espero que não leve a mal, mas o que me saltou à vista foi o arrastão, claro :-)

Não será o S. Rafael, mas sim o Frapesca, ex-Vimieiro, e que acabou como Príncipe do Vouga.

É uma foto muito boa, pois o navio está pintadinho de azul e branco, e parece bastante bem estimado.

Abraço,
Tiago Neves.

Anonymous said...

O arrastão do bacalhau é o Frapesca, Ex Vimieiro e futuro Nascimar e Príncipe do Vouga. O outro que é parecido é o São Raqfael que depois de transformado só o vi de casco preto. Quanto ao S. Gabriel, foi apenas adaptado para pescar com redes de emalhar e por esta época andava de casco verde.

Ricardo Matias